Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/84242
Título: | Eficácia grupal: O papel da segurança psicológica e da aprendizagem grupal | Outros títulos: | Group effectiveness: The role of psychological safety and team learning | Autor: | Ferreira, Mónica Baltazar | Orientador: | Rebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias | Palavras-chave: | segurança psicológica; comportamentos de aprendizagem grupal; eficácia grupal; psychological safety; team learning behaviors; group effectiveness | Data: | 1-Mar-2017 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Eficácia grupal: O papel da segurança psicológica e da aprendizagem grupal | Local de edição ou do evento: | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | Resumo: | Tendo por base o trabalho de Edmondson (1999), a presente dissertação procura analisar a relação entre segurança psicológica e comportamentos de aprendizagem grupal, assim como entre comportamentos de aprendizagem grupal e eficácia grupal, avaliada segundo quatro critérios - desempenho, viabilidade, qualidade da experiência grupal e melhoria de processos de grupo -, analisando-se igualmente o efeito direto da segurança psicológica na eficácia das equipas. Adotando-se os modelos de eficácia grupal I-P-O e IMOI, é também estudado o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem grupal na relação entre segurança psicológica e eficácia grupal. A partir de uma amostra de 82 equipas em contexto organizacional português, os dados foram analisados através de correlações e regressões standard e múltiplas, tendo sido suportadas todas as relações previamente mencionadas, à exceção da influência dos comportamentos de aprendizagem grupal na qualidade da experiência grupal, desta forma impossibilitando o teste da mediação. Foi ainda possível observar um efeito mediador parcial dos comportamentos de aprendizagem grupal nas relações entre segurança psicológica e desempenho, viabilidade e melhoria de processos de grupo. O presente trabalho constitui, portanto, um contributo para a compreensão da importância da segurança psicológica como essencial no fomento da aprendizagem e eficácia grupais. Anchoring in Edmondson’s work (1999), the present dissertation seeks to examine the relationship between team’s psychological safety and team learning behaviors, as well as between team learning behaviors and team effectiveness, measured through four criteria – performance, viability, quality of group experience and team process improvement -, and also examining the direct effect of psychological safety on group effectiveness. Based on the group effectiveness models I-P-O and IMOI, the present study also analyses the mediating role of team learning behaviors in the relationship between psychological safety and group e ffectiveness. Comprising 82 teams in Portuguese organizational context, the data analysis was made through correlations, standard and multiple regressions. All the previously mentioned relationships were supported, except for the one regarding team learning behaviors and quality of group experience, therefore making the mediation test impossible. The relationships between psychological safety and performance, viability and team process improvement were all shown to be partially mediated by team learning behaviors. The present work constitutes, therefore, a contribution to the understanding of psychological safety as essential in the promotion of team learning and group effectiveness. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/84242 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese-MIP_Mónica-Ferreira.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 5
1.902
Visto em 23/jul/2024
Downloads 50
1.805
Visto em 23/jul/2024
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons