Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84242
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias-
dc.contributor.authorFerreira, Mónica Baltazar-
dc.date.accessioned2019-01-19T23:20:12Z-
dc.date.available2019-01-19T23:20:12Z-
dc.date.issued2017-03-01-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84242-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractTendo por base o trabalho de Edmondson (1999), a presente dissertação procura analisar a relação entre segurança psicológica e comportamentos de aprendizagem grupal, assim como entre comportamentos de aprendizagem grupal e eficácia grupal, avaliada segundo quatro critérios - desempenho, viabilidade, qualidade da experiência grupal e melhoria de processos de grupo -, analisando-se igualmente o efeito direto da segurança psicológica na eficácia das equipas. Adotando-se os modelos de eficácia grupal I-P-O e IMOI, é também estudado o papel mediador dos comportamentos de aprendizagem grupal na relação entre segurança psicológica e eficácia grupal. A partir de uma amostra de 82 equipas em contexto organizacional português, os dados foram analisados através de correlações e regressões standard e múltiplas, tendo sido suportadas todas as relações previamente mencionadas, à exceção da influência dos comportamentos de aprendizagem grupal na qualidade da experiência grupal, desta forma impossibilitando o teste da mediação. Foi ainda possível observar um efeito mediador parcial dos comportamentos de aprendizagem grupal nas relações entre segurança psicológica e desempenho, viabilidade e melhoria de processos de grupo. O presente trabalho constitui, portanto, um contributo para a compreensão da importância da segurança psicológica como essencial no fomento da aprendizagem e eficácia grupais.por
dc.description.abstractAnchoring in Edmondson’s work (1999), the present dissertation seeks to examine the relationship between team’s psychological safety and team learning behaviors, as well as between team learning behaviors and team effectiveness, measured through four criteria – performance, viability, quality of group experience and team process improvement -, and also examining the direct effect of psychological safety on group effectiveness. Based on the group effectiveness models I-P-O and IMOI, the present study also analyses the mediating role of team learning behaviors in the relationship between psychological safety and group e ffectiveness. Comprising 82 teams in Portuguese organizational context, the data analysis was made through correlations, standard and multiple regressions. All the previously mentioned relationships were supported, except for the one regarding team learning behaviors and quality of group experience, therefore making the mediation test impossible. The relationships between psychological safety and performance, viability and team process improvement were all shown to be partially mediated by team learning behaviors. The present work constitutes, therefore, a contribution to the understanding of psychological safety as essential in the promotion of team learning and group effectiveness.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectsegurança psicológicapor
dc.subjectcomportamentos de aprendizagem grupalpor
dc.subjecteficácia grupalpor
dc.subjectpsychological safetyeng
dc.subjectteam learning behaviorseng
dc.subjectgroup effectivenesseng
dc.titleEficácia grupal: O papel da segurança psicológica e da aprendizagem grupalpor
dc.title.alternativeGroup effectiveness: The role of psychological safety and team learningeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleEficácia grupal: O papel da segurança psicológica e da aprendizagem grupalpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202144615-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFerreira, Mónica Baltazar::0000-0003-1352-2820-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriLourenço, Paulo Renato Martins Ribeiro Silva-
uc.degree.elementojuriPinto, Ana Luisa Sousa-
uc.degree.elementojuriRebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias-
uc.contributor.advisorRebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3380-0840-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese-MIP_Mónica-Ferreira.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 5

1,902
checked on Jul 23, 2024

Download(s) 50

1,805
checked on Jul 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons