Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/84228
Título: Relações entre o Potencial Criativo, a sua Perceção em Clima de Sala de Aula e o Rendimento Escolar: Um estudo exploratório no 2.º ciclo do ensino básico
Outros títulos: Relationship between Creative Potential, its Classroom Climate Perception and School Performance: An Exploratory Study in the 2nd Cycle of Basic Education
Autor: Ferreira, Sara Filipa Barata Lourenço Dias 
Orientador: Almeida, Ana Cristina Ferreira
Palavras-chave: Criatividade; Potencial Criativo; Escola; Sala de Aula; Rendimento Escolar; Creativity; Creative Potencial; School; Classroom; School Performance
Data: 19-Out-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relações entre o Potencial Criativo, a sua Perceção em Clima de Sala de Aula e o Rendimento Escolar: Um estudo exploratório no 2.º ciclo do ensino básico
Local de edição ou do evento: FPCEUC
Resumo: O Mundo vem-se tornando mais complicado, mais complexo, mais conectado e mais desafiador. Os problemas imprevisíveis que enfrentamos constantemente na nossa vida quotidiana, num cenário de incerteza, complexidade, progresso e mudanças bruscas, requerem respostas cada vez mais inovadoras e eficazes. É exatamente neste sentido que se afigura a importância da promoção de capacidades de pensamento criativo; uma competência importante em todos os domínios da sociedade atual, essencial a ser desenvolvida em adaptação aos mais variados contextos, contribuindo igualmente para o bem-estar emocional e mental (qualidade de vida) e para a realização e expressão plena de diversos potenciais/talentos dos indivíduos.Assim, sendo cada vez mais reconhecida a importância do desenvolvimento da criatividade, especificamente em contexto escolar, foi objetivo do presente estudo aprofundar conhecimentos sobre esta valência, ainda não totalmente valorizada e desenvolvida nas nossas salas de aula. O presente estudo analisou o potencial criativo de 42 alunos do 2.º ciclo do ensino básico regular público, o clima de criatividade percebido nas salas de aula na generalidade das disciplinas, e explorou a relação destas variáveis com o rendimento escolar. Utilizou-se a versão portuguesa da “EPoC – Avaliação do Potencial Criativo” (Almeida, Coimbra, Costa-Lobo & Yamin, 2015) e a “Escala sobre o Clima para a Criatividade em Sala de Aula” (Fleith & Alencar, 2005, adap. port. por Dias, 2014). Os resultados obtidos junto da amostra indicam não haver uma relação direta entre as variáveis em estudo, bem como ausência de diferenças significativas em função do sexo e da idade, o que permite avançar hipóteses acerca de a criatividade não ser um domínio promovido e valorizado na determinação do desempenho escolar dos alunos.
The World has become more complicated, more complex, more connected and more challenging. The unpredictable problems we face constantly in our daily lives in a scenario of uncertainty, complexity, progress and abrupt changes require increasingly innovative and effective responses. It is precisely in this sense that the importance of the promotion of creative thinking capacities appears; an important competence in all spheres of present-day society, essential to be developed in adaptation to the most varied contexts, also contributing to emotional and mental well-being (quality of life) and to the full realization and expression of diverse potentials / talents of the individuals.Thus, with the recognition of the importance of the development of creativity, specifically in a school context, it was the objective of this study to deepen knowledge about this valency, not yet fully valued and developed in our classrooms. The present study analyzed the creative potential of 42 students in the 2nd cycle of public primary education, the creativity climate perceived in classrooms in most of the disciplines, and explored the relationship of these variables to school performance. It was used the Portuguese version of the EPoC - Creative Potential Assessment (Almeida, Coimbra, Costa-Lobo & Yamin, 2015) and the "Climate Scale for Creativity in Classroom" (Fleith & Alencar, 2005, port adaptation by Dias, 2014). The results obtained from the sample indicate that there is no direct relationship between the variables under study, as well as the absence of significant differences according to sex and age, which allows to advance hypotheses about the fact that creativity is not a promoted and valued domain in the determination performance of students.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/84228
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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