Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84228
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Ana Cristina Ferreira-
dc.contributor.authorFerreira, Sara Filipa Barata Lourenço Dias-
dc.date.accessioned2019-01-19T23:15:00Z-
dc.date.available2019-01-19T23:15:00Z-
dc.date.issued2017-10-19-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84228-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractO Mundo vem-se tornando mais complicado, mais complexo, mais conectado e mais desafiador. Os problemas imprevisíveis que enfrentamos constantemente na nossa vida quotidiana, num cenário de incerteza, complexidade, progresso e mudanças bruscas, requerem respostas cada vez mais inovadoras e eficazes. É exatamente neste sentido que se afigura a importância da promoção de capacidades de pensamento criativo; uma competência importante em todos os domínios da sociedade atual, essencial a ser desenvolvida em adaptação aos mais variados contextos, contribuindo igualmente para o bem-estar emocional e mental (qualidade de vida) e para a realização e expressão plena de diversos potenciais/talentos dos indivíduos.Assim, sendo cada vez mais reconhecida a importância do desenvolvimento da criatividade, especificamente em contexto escolar, foi objetivo do presente estudo aprofundar conhecimentos sobre esta valência, ainda não totalmente valorizada e desenvolvida nas nossas salas de aula. O presente estudo analisou o potencial criativo de 42 alunos do 2.º ciclo do ensino básico regular público, o clima de criatividade percebido nas salas de aula na generalidade das disciplinas, e explorou a relação destas variáveis com o rendimento escolar. Utilizou-se a versão portuguesa da “EPoC – Avaliação do Potencial Criativo” (Almeida, Coimbra, Costa-Lobo & Yamin, 2015) e a “Escala sobre o Clima para a Criatividade em Sala de Aula” (Fleith & Alencar, 2005, adap. port. por Dias, 2014). Os resultados obtidos junto da amostra indicam não haver uma relação direta entre as variáveis em estudo, bem como ausência de diferenças significativas em função do sexo e da idade, o que permite avançar hipóteses acerca de a criatividade não ser um domínio promovido e valorizado na determinação do desempenho escolar dos alunos.por
dc.description.abstractThe World has become more complicated, more complex, more connected and more challenging. The unpredictable problems we face constantly in our daily lives in a scenario of uncertainty, complexity, progress and abrupt changes require increasingly innovative and effective responses. It is precisely in this sense that the importance of the promotion of creative thinking capacities appears; an important competence in all spheres of present-day society, essential to be developed in adaptation to the most varied contexts, also contributing to emotional and mental well-being (quality of life) and to the full realization and expression of diverse potentials / talents of the individuals.Thus, with the recognition of the importance of the development of creativity, specifically in a school context, it was the objective of this study to deepen knowledge about this valency, not yet fully valued and developed in our classrooms. The present study analyzed the creative potential of 42 students in the 2nd cycle of public primary education, the creativity climate perceived in classrooms in most of the disciplines, and explored the relationship of these variables to school performance. It was used the Portuguese version of the EPoC - Creative Potential Assessment (Almeida, Coimbra, Costa-Lobo & Yamin, 2015) and the "Climate Scale for Creativity in Classroom" (Fleith & Alencar, 2005, port adaptation by Dias, 2014). The results obtained from the sample indicate that there is no direct relationship between the variables under study, as well as the absence of significant differences according to sex and age, which allows to advance hypotheses about the fact that creativity is not a promoted and valued domain in the determination performance of students.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectPotencial Criativopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectSala de Aulapor
dc.subjectRendimento Escolarpor
dc.subjectCreativityeng
dc.subjectCreative Potencialeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectClassroomeng
dc.subjectSchool Performanceeng
dc.titleRelações entre o Potencial Criativo, a sua Perceção em Clima de Sala de Aula e o Rendimento Escolar: Um estudo exploratório no 2.º ciclo do ensino básicopor
dc.title.alternativeRelationship between Creative Potential, its Classroom Climate Perception and School Performance: An Exploratory Study in the 2nd Cycle of Basic Educationeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFPCEUC-
degois.publication.titleRelações entre o Potencial Criativo, a sua Perceção em Clima de Sala de Aula e o Rendimento Escolar: Um estudo exploratório no 2.º ciclo do ensino básicopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202144828-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Psicologia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFerreira, Sara Filipa Barata Lourenço Dias::0000-0001-8011-0442-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriFigueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro-
uc.degree.elementojuriAlmeida, Ana Cristina Ferreira-
uc.degree.elementojuriPonte, Filomena Ermida Figueiredo Branco da-
uc.contributor.advisorAlmeida, Ana Cristina Ferreira::0000-0003-4181-2868-
item.grantfulltextreserved-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4181-2868-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
DISSERTAÇÃO SARA FERREIRA.pdf1.87 MBAdobe PDF    Request a copy
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons