Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/83286
Título: Objetos Musicais — Uma Interface Musical Intuitiva
Outros títulos: Musical Objects — An Intuitive Musical Interface
Autor: Lopes, Francisco Sampaio 
Orientador: Cardoso, Fernando Amílcar Bandeira
Cruz, Tiago José dos Santos Martins da
Palavras-chave: Música; Expressão; Design de Interacção; Instrumento Musical; Electrónica; Music; Expression; Interaction Design; Musical Instrument; Electronics
Data: 3-Jul-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Objetos Musicais — Uma Interface Musical Intuitiva
Local de edição ou do evento: Departamento de Engenharia Informática da FCTUC
Resumo: A música é um dos meios mais poderosos para a expressão de emoções e sentimentos, assumido desde a infância. Estamos habituados a improvisar ritmos e melodias, a memorizar e imaginar harmonizações e até músicas completas.No entanto, o lado interpretativo da experiência musical não é tão simples e fluído como o lado receptivo. Enquanto que toda a gente pode apreciar música, para que se possa exprimir fluentemente através um instrumento melódico é necessário não só dominá-lo completamente como também conhecer os princípios que governam a teoria musical: o conjunto de regras que devem ser seguidas para que se possa combinar sons que dão origem a composições harmoniosas em vez de caos.O objectivo deste projecto é contribuir para a superação dessa barreira tirando partido das intuições dos utilizadores. Por exemplo, mesmo quem não tem nenhum tipo de treino musical é capaz de distinguir vários aspectos musicais como mudanças de tom, volume e ritmo, a que atribuímos os conceitos de altura, força e velocidade, respectivamente. Conseguimos ainda descrever sons como profundos, claros ou escuros, ásperos ou suaves (Cho, 2005). Somos também capazes de entoar melodias e reproduzi-las através da voz. Uns melhor que outros, conseguimos até improvisar melodias e acompanhar instrumentos sem sabermos, a cada nota, quantos tons subimos ou descemos.Assumindo que a maioria das pessoas com poucos ou nenhuns conhecimentos musicais consegue reproduzir melodias através da sua voz, recorreu-se aos princípios do Design de Interacção para conceber um instrumento musical electrónico passível de ser um meio de expressão musical, de fácil compreensão e operação, que torna possível transmitir ideias melódicas aproveitando essas intuições.
Music is a powerful medium for expressing emotions and feelings, acquired during childhood. We are used to improvise rhythms and melodies, memorize and imagine harmonies and even full songs.However, the interpretative face of musical experience is not as simple and fluid as the purely hearing side. Everyone can enjoy music, but for one to be able to express itself fluently with a melodic instrument, it becomes necessary not only to completely master it, but also learn the principles governing the musical theory: the set of rules that must be followed so that they can combine sounds that result in enjoyable compositions, instead of chaos.The aim of this project is to overcome this barrier using the users intuition. For example, even having no musical training, one is capable of recognizing musical aspects as changes in pitch, volume and rhythm, which we identify as height, strength and pace respectively. We are able to describe sounds as deep, bright or dark, rough or smooth (Cho, 2005). Most of us can, with our voices, sing numerous songs. Some better than others are able to improvise melodies and follow instruments without being aware of every note and how many tones go up or down.Assuming that most people with little or no musical knowledge whatsoever can create melodies using only their voice, Interaction Design principles were studied to create an electronic musical instrument that can be a mean for musical expression, easy to understand and operate, that avails those intuitions in order to convey melodic ideas.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/83286
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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