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https://hdl.handle.net/10316/83078
Título: | Estabilidade de taludes mistos em vias férreas | Outros títulos: | Stability of mixed slopes in railways | Autor: | Lopes, Márcia Sofia Cruz | Orientador: | Pinto, Paulo Miguel Cunha Matos Lopes | Palavras-chave: | Instabilidade; Talude misto; Queda de blocos; Descompressão de material; Xisto; Instability; Mixed slopes; Falling blocks; Decompression failures; Shale | Data: | 28-Set-2017 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Estabilidade de taludes mistos em vias férreas | Local de edição ou do evento: | DEC - FCTUC | Resumo: | Railways are often located near slopes. These can be natural, a result from excavation orembankment. When signs of instability exist, the risk of accidents that can cause human,material and environmental damages can be increased. Monitoring is one of the main preventive measures to be taken in order to detect slope instabilities. This dissertation presents a section of railway with two unstable mixed slopes detected by IP - Infraestruturas de Portugal, in the district of Viseu. Both slopes belong to the Central-Iberian zone that is formed by the Beiras group, characterized by the presence of turbidites. Situations of instability were identified, such as falling blocks and decompression failures. A duly substantiated solution will be presented for the stabilization of the two unstable slopes, as well as its design. After the modeling of the stabilization measures, the results obtained demonstrate the effectiveness of the chosen solutions. .............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................. Grande parte das vias férreas situam-se próximas de taludes, sejam eles naturais, resultantes de escavação ou de aterro. Quando são detetados sinais de instabilidade deve ser avaliado o risco de ocorrer acidentes que podem provocar danos humanos, materiais e ambientais. Como tal, a monitorização é uma das principais medidas de prevenção a ter para que haja a deteção antecipada de eventuais instabilidades dos taludes. Nesta dissertação apresenta-se uma secção da via-férrea com dois taludes mistos (compostos por solo e rocha) instáveis, detetados pela IP-Infraestruturas de Portugal, no distrito de Viseu. Ambos os taludes pertencem, geologicamente, à zona Centro-Ibérica que é formada pelo grupo das Beiras, caracterizada pela presença de turbiditos. Nos taludes estudados foram identificadas situações de instabilidade tais como queda de blocos e fissuras de descompressão do material. Será apresentada uma solução devidamente fundamentada para a estabilização dos dois casos de estudo, assim como o seu dimensionamento. Os resultados obtidos após a modelação das medidas de estabilização, demonstram a eficácia das soluções escolhidas.............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia | URI: | https://hdl.handle.net/10316/83078 | Direitos: | embargoedAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado |
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