Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83078
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dc.contributor.advisorPinto, Paulo Miguel Cunha Matos Lopes-
dc.contributor.authorLopes, Márcia Sofia Cruz-
dc.date.accessioned2018-12-22T18:57:20Z-
dc.date.available2018-12-22T18:57:20Z-
dc.date.issued2017-09-28-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/83078-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractRailways are often located near slopes. These can be natural, a result from excavation orembankment. When signs of instability exist, the risk of accidents that can cause human,material and environmental damages can be increased. Monitoring is one of the main preventive measures to be taken in order to detect slope instabilities. This dissertation presents a section of railway with two unstable mixed slopes detected by IP - Infraestruturas de Portugal, in the district of Viseu. Both slopes belong to the Central-Iberian zone that is formed by the Beiras group, characterized by the presence of turbidites. Situations of instability were identified, such as falling blocks and decompression failures. A duly substantiated solution will be presented for the stabilization of the two unstable slopes, as well as its design. After the modeling of the stabilization measures, the results obtained demonstrate the effectiveness of the chosen solutions. ..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................eng
dc.description.abstractGrande parte das vias férreas situam-se próximas de taludes, sejam eles naturais, resultantes de escavação ou de aterro. Quando são detetados sinais de instabilidade deve ser avaliado o risco de ocorrer acidentes que podem provocar danos humanos, materiais e ambientais. Como tal, a monitorização é uma das principais medidas de prevenção a ter para que haja a deteção antecipada de eventuais instabilidades dos taludes. Nesta dissertação apresenta-se uma secção da via-férrea com dois taludes mistos (compostos por solo e rocha) instáveis, detetados pela IP-Infraestruturas de Portugal, no distrito de Viseu. Ambos os taludes pertencem, geologicamente, à zona Centro-Ibérica que é formada pelo grupo das Beiras, caracterizada pela presença de turbiditos. Nos taludes estudados foram identificadas situações de instabilidade tais como queda de blocos e fissuras de descompressão do material. Será apresentada uma solução devidamente fundamentada para a estabilização dos dois casos de estudo, assim como o seu dimensionamento. Os resultados obtidos após a modelação das medidas de estabilização, demonstram a eficácia das soluções escolhidas..............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................por
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectInstabilidadepor
dc.subjectTalude mistopor
dc.subjectQueda de blocospor
dc.subjectDescompressão de materialpor
dc.subjectXistopor
dc.subjectInstabilityeng
dc.subjectMixed slopeseng
dc.subjectFalling blockseng
dc.subjectDecompression failureseng
dc.subjectShaleeng
dc.titleEstabilidade de taludes mistos em vias férreaspor
dc.title.alternativeStability of mixed slopes in railwayseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEC - FCTUC-
degois.publication.titleEstabilidade de taludes mistos em vias férreaspor
dc.date.embargoEndDate2019-09-28-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2019-09-28*
dc.identifier.tid202124347-
thesis.degree.disciplineEngenharia Civil-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Civil-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Civil-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorLopes, Márcia Sofia Cruz::0000-0001-7860-4347-
uc.degree.classification17-
uc.date.periodoEmbargo730-
uc.degree.presidentejuriAbreu, José Manuel de Eça Guimarães de-
uc.degree.elementojuriCoelho, Paulo Alexandre Lopes Figueiredo-
uc.degree.elementojuriPinto, Paulo Miguel Cunha Matos Lopes-
uc.contributor.advisorPinto, Paulo Miguel Cunha Matos Lopes-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
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