Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/82695
Título: Influenciadores Digitais como pilares da Reputação Organizacional
Outros títulos: Digital Influencers as pillars of Corporate Communication
Autor: Eufrásio, Joana Rita Jacob 
Orientador: Silva, João José Figueira da
Palavras-chave: Comunicação; Relações Públicas; Reputação Organizacional; Influenciadores Digitais; LPM; Communication; Public Relations; Corporate Reputation; Digital Influencers; LPM
Data: 20-Jul-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: Influenciadores Digitais como pilares da Reputação Organizacional
Local de edição ou do evento: Lisboa
Resumo: A comunicação é um processo inerente às organizações e ao próprio ser humano. Como tal, a evolução da competitividade no meio empresarial sublinhou a importância da comunicação e, consequentemente, da Reputação Organizacional. A imagem que as pessoas têm de uma organização define as ações e recompensas da mesma. Assim, a comunicação e as Relações Públicas exercem um papel fundamental da relação que as organizações estabelecem com os seus públicos. Este facto é evidenciado perante o surgimento, nas redes sociais, de pessoas a quem os públicos confiam para lhes guiarem as decisões e para abordarem temas que poderão influenciar a reputação das organizações. É com base neste prossuposto que, no presente Relatório de Estágio, abordamos o fenómeno da Reputação Organizacional, aliado à evolução da Web 2.0, nomeadamente, das redes sociais e das personalidades que nelas se destacam. Como tal, primeiramente, iremos abordar a noção de Reputação Organizacional e todos os conceitos a ela inerentes. De seguida, iremos desenvolver sobre as mudanças que as redes sociais trouxeram à dinâmica entre as empresas e o seu público. Na segunda parte, partiremos da experiência obtida no estágio curricular na empresa LPM Comunicação para perceber a forma como os influenciadores digitais são utilizados como ferramenta estratégica na aproximação das organizações a novos públicos. Para além disso, tentaremos explicar todo o processo de escolha de influenciadores e os quadros de avaliação que antecedem a escolha.
Communication is an inherent process for organizations and for the human being himself. As such, the evolution of competitiveness in the business environment underlined the importance of communication and, consequently, Corporate Reputation as well as Corporate Communication. The image that people have of an organization defines the actions and rewards of the organization. Thus, communication and Public Relations play a fundamental role in the relationship that organizations establish with their audiences. This is evidenced by the emergence, in social media, of people whom audiences trust to guide decisions and to address issues that may influence the reputation of organizations. It is based on this idea that, in this Internship Report, we address the phenomenon of Corporate Reputation, allied to the evolution of Web 2.0, namely, social media and personalities that stand out in them. As such, firstly we will address the concept of Corporate Reputation and all the notions inherent to it. Next, we will develop on the changes that social media have brought to the dynamics between companies and their public. In the second part, we will start from the experience obtained in the internship at LPM Comunicação to understand how digital influencers are used as a strategic tool in bringing organizations closer to new audiences such as younger generations who base their behavior in social media . In addition, we will try to explain the process of choosing influencers and the evaluation frameworks that precede the choice.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/82695
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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