Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/82047
Título: O Cinema no Ensino da Filosofia. Contributos do cinema no processo ensino-aprendizagem.
Outros títulos: The Cinema's role in Philosophy teaching. Contributions to the process of teaching and learning.
Autor: Ribeiro, Carolina da Silva 
Orientador: Sá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco
Palavras-chave: Ensino; Filosofia; Cinema; Didática; Aprendizagem; Teaching; Philosophy; Cinema; Didatic; Learning
Data: 12-Jul-2018
Título da revista, periódico, livro ou evento: O Cinema no Ensino da Filosofia. Contributos do cinema no processo ensino-aprendizagem.
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: The following report , 'The Cinema's role in Philosophy teaching - Contributionsto the process of teaching and learning', carried out for the Master's degree inPhilosophy Teaching at the Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidadede Coimbra, has the main objective of uncovering how, fundamentally, cinema canbecome an excellent educational support by developing competency and the rightapproach thinking, as well as the promotion of meaningful learning. This learningmethod is increasingly becoming a popular approach used in class rooms, in order toappeal to and cultivate a more introspective, reflective and constant critical thinkinglifestyle in students.Thus, in the first section there will be a discussion about how Philosophy andCinema can merge together in an educational setting to bring a general enrichment intothe process of teaching and learning, as well as the reinforcement of knowledge. Inaccordance to this idea, three movies will be analised: Firstly, “The Sea Inside” and“Sophie's Choice”, this first duo's discussion will be focused on the issue of humandignity. Following with Oscar winning “Gran Torino”, and the prevailing possibility ofdialogue and reconciliation between different cultures existing alongside in the samesociety. The selected cinematographic work reaches the nature and core of Philosophy,becoming an excellent example of how movies used as a learning tool can widen,strengthen and enhance competencies and philosophical enquiry.The second section will be a presentation of the pedagogical super- visionedteaching material developed in the class room for the students of the current academicyear.
O presente relatório de Estágio, “O Cinema no Ensino da Filosofia, Contributosdo cinema no processo ensino-aprendizagem”, realizado no âmbito do Mestrado emEnsino da Filosofia no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade deCoimbra, tem como principal objetivo desvendar fundamentadamente de que forma oCinema pode constituir um ótimo suporte didático, desenvolvendo atitudes ecompetências nos alunos, bem como a promoção de aprendizagens significativas. O usoda sétima arte em contexto sala de aula assume-se cada vez mais como uma excelenteforma de apelar à reflexão dos alunos, ao desenvolvimento de um espírito crítico e aoquestionamento constante.Desta forma, numa primeira parte irei abordar de que modo a Filosofia e oCinema se podem conciliar em contexto sala de aula e trazer consigo umenriquecimento do processo ensino-aprendizagem e consolidação de conhecimentos.Neste âmbito, irei analisar três filmes, primeiro “Mar Adentro” e “A Escolha de Sofia”,problematizando a questão da dignidade humana e por último “Gran Torino” tratando apossibilidade de diálogo, conciliação e amizade entre diferentes culturas na mesmasociedade. As obras cinematográficas selecionadas abordam os conteúdosprogramáticos da disciplina de Filosofia e constituem um bom exemplo de como osfilmes usados como recurso didático possibilitam o enriquecimento de conteúdos ecompetências filosóficas.Numa segunda parte, irei apresentar alguns dos trabalhos e materiaisdesenvolvidos em contexto sala de aula para os alunos ao longo do presente ano letivo,na Prática Pedagógica Supervisionada.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/82047
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato Entrar
Carolina S Ribeiro_def.pdf4.78 MBAdobe PDFAcesso Embargado    Pedir uma cópia
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

458
Visto em 25/set/2024

Downloads 50

349
Visto em 25/set/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons