Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/771
Título: A área económica de Coimbra : estrutura e desenvolvimento industrial, 1867-1927
Autor: Mendes, José Maria Amado 
Palavras-chave: História Moderna e Contemporânea; História económica -- Portugal -- 1867-1927
Data: 5-Fev-1985
Citação: MENDES, José M. Amado - A área económica de Coimbra : estrutura e desenvolvimento industrial, 1867-1927. Coimbra, 1984.
Resumo: Na presente obra estuda-se a evolução da área económica de Coimbra período de 1867 a 1927, do ponto de vista do desenvolvimento industrial. Tomando-se por base o conceito de indústria em sentido lato, focam-se as diversas modalidades de que a mesma se tem revestido, desde a pré-industria (artesanal) à indústria propriamente dita (mecanizada e de média ou grande dimensão). Da metodologia seguida se dá conta na introdução. Como a transformação das matérias-primas implica diversas componentes, são ainda abordadas as seguintes problemáticas: concorrência, interna e extrena; pólos de desenvolvimento e indústria-piloto; geografia industrial e ritmos de industrialização: diversos tipos de sociedades/empresas industriais; financiamento e crédito. De um consideravél número de fontes utilizadas - as quais se localizam em vários arquivos e bibliotecas - , destacam-se as séries de actos notariais e da imprensa regional, quer pela sua extensão e volume, quer pelos elementos fornecidos e pelas ilações que delas foi possível extrair.
Descrição: Tese de doutoramento em Letras (História Moderna e Contemporânea) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/771
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de História - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

827
Visto em 17/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.