Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/771
Title: A área económica de Coimbra : estrutura e desenvolvimento industrial, 1867-1927
Authors: Mendes, José Maria Amado 
Keywords: História Moderna e Contemporânea; História económica -- Portugal -- 1867-1927
Issue Date: 5-Feb-1985
Citation: MENDES, José M. Amado - A área económica de Coimbra : estrutura e desenvolvimento industrial, 1867-1927. Coimbra, 1984.
Abstract: Na presente obra estuda-se a evolução da área económica de Coimbra período de 1867 a 1927, do ponto de vista do desenvolvimento industrial. Tomando-se por base o conceito de indústria em sentido lato, focam-se as diversas modalidades de que a mesma se tem revestido, desde a pré-industria (artesanal) à indústria propriamente dita (mecanizada e de média ou grande dimensão). Da metodologia seguida se dá conta na introdução. Como a transformação das matérias-primas implica diversas componentes, são ainda abordadas as seguintes problemáticas: concorrência, interna e extrena; pólos de desenvolvimento e indústria-piloto; geografia industrial e ritmos de industrialização: diversos tipos de sociedades/empresas industriais; financiamento e crédito. De um consideravél número de fontes utilizadas - as quais se localizam em vários arquivos e bibliotecas - , destacam-se as séries de actos notariais e da imprensa regional, quer pela sua extensão e volume, quer pelos elementos fornecidos e pelas ilações que delas foi possível extrair.
Description: Tese de doutoramento em Letras (História Moderna e Contemporânea) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/771
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de História - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 20

827
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.