Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/748
Título: "My daughter! O my ducats!..." : as mulheres e a economia em The Merchant of Venice
Autor: Mesquita, Maria Filomena Trilho y Blanco 
Palavras-chave: Literatura Inglesa; Shakespeare, William, 1564-1616. O mercador de Veneza
Data: 18-Jul-1997
Citação: MESQUITA, Maria Filomena Trilho y Blanco - "My daughter! O my ducats!..." : as mulheres e a economia em the Merchant of Venice. Coimbra, 1996.
Resumo: Adoptando uma perspectiva crítica que se pretende materialista feminista, este trabalho é dedicado ao estudo dos diversos papéis representados pelas três personagens femininas no contexto político-económico da obra The Merchant of Venice de William Shakespeare, tanto a nível dramático como a nível estilístico e retórico. A tese parte de uma discussão e revisão sistemáticas da crítica shakespeariana mais recente — neo- historicista, materialista cultural e feminista — e inclui informação de áreas em desenvolvimento na investigação feminista como a história da família, a antropologia, as mulheres e o direito, bem como a história do sistema jurídico britânicos, a literatura e o direito e a história económica. Neste sentido, o principal objecto de análise são os papéis ambíguos que a comédia shakespeariana destina às mulheres na estrutura económica familiar e na rede homossocial de funcionamento do estado. Através dos motivos do disfarce e do travestimento, estas personagens são investidas do desestabilizador poder carnavalesco que as conota com modelos coevos de inversão e desordem que, nos textos e contextos da Renascença inglesa, são apresentados como indícios da ansiedade da época relativamente à emergência de um sistema de mercado e às mudanças no tecido social, e evidenciada na preocupação do patriarcado com noções de ordem e de hierarquia, social e sexual. Desenvolve-se um estudo dos discursos contemporâneos dominantes sobre a natureza e representação do dinheiro, da riqueza e do valor, a reprodução do capital e a usura, de modo a definir a intersecção do discurso biológico e económico na literatura da época, e a historicizar não só a dimensão de Portia como deusa Fortuna mas também a resolução cómica, em termos das transformações coevas do conceito de casamento e do sistema de economia doméstica no espaço urbano do capitalismo emergente.
Descrição: Tese de doutoramento em Letras (Literatura Inglesa) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/748
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de Estudos Anglo-Americanos - Teses de Doutoramento

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