Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/5961
Título: Comprimidos de libertação prolongada : influência de polímeros celulósicos na modelação da cedência de fármacos pouco solúveis
Autor: Vueba, Manuel Londa 
Orientador: Pina, Maria Eugénia Soares Rodrigues Tavares de
Veiga, Francisco José de Baptista
Sousa, João José Martins Simões de
Palavras-chave: Libertação prolongada; Comprimidos; Polímeros celulósicos
Data: 20-Dez-2006
Citação: Vueba, Manuel Londa - Comprimidos de libertação prolongada : influência de polímeros celulósicos na modelação da cedência de fármacos pouco solúveis. Coimbra, 2006.
Resumo: No presente trabalho pretende-se demonstrar a importância da aplicação de polímeros celulósicos (metilcelulose, hidroxipropilcelulose e hidroxipropilmetilcelulose) na modelação da libertação de fármacos pouco solúveis (ibuprofeno e cetoprofeno), incorporados em comprimidos matriciais. A análise conformacional dos fármacos recorrendo à espectroscopia de Raman e a cálculos de orbitais moleculares permitiu obter informação estrutural química e detectar a presença de formas diméricas dos fármacos. Mediante a aplicação de diferentes técnicas analíticas como a calorimetria diferencial de varrimento, a espectroscopia de Raman, a espectroscopia de infravermelho com transformadas de Fourier e a difracção de Raios X no estado sólido, foi possível detectar e caracterizar as estruturas químicas e as interacções entre os fármacos, polímeros e outros componentes envolvidos no estudo. Os estudos de pré-formulação, desenvolvimento e avaliação dos diferentes comprimidos matriciais (matrizes hidrófilas), permitiram optimizar e seleccionar as formulações de libertação prolongada contendo ibuprofeno ou cetoprofeno. Os resultados obtidos indicaram que o perfil de libertação pode ser modelado pelo simples ajuste da proporção da mistura de polímeros. Os comprimidos matriciais revelaram-se estáveis quando submetidos a ensaios de estabilidade de acordo com a International Conference on Harmonisation (ICH). Os estudos de cintigrafia gama, evidenciaram as características de libertação prolongada das formulações seleccionadas e permitiram estabelecer uma correlação in vitro/in vivo das formulações avaliadas. Os resultados sugerem que a combinação criteriosa de polímeros celulósicos, em proporções adequadas, pode constituir um sistema de libertação de fármacos muito promissor caracterizado por um efeito terapêutico prolongado e uma biodisponibilidade mais equilibrada, com consequente redução da frequência de administração do princípio activo.
Descrição: Tese de doutoramento em Farmácia (Tecnologia Farmacêutica) apresentada à Fac. de Farmácia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/5961
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FFUC- Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese de Doutoramento Manuel Londa Vueba.pdf9.09 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 1

2.603
Visto em 23/abr/2024

Downloads 5

8.249
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.