Title: Comprimidos de libertação prolongada : influência de polímeros celulósicos na modelação da cedência de fármacos pouco solúveis
Authors: Vueba, Manuel Londa
Keywords: Libertação prolongada;Comprimidos;Polímeros celulósicos
Issue Date: 20-Dec-2006
Citation: Vueba, Manuel Londa - Comprimidos de libertação prolongada : influência de polímeros celulósicos na modelação da cedência de fármacos pouco solúveis. Coimbra, 2006.
Abstract: No presente trabalho pretende-se demonstrar a importância da aplicação de polímeros celulósicos (metilcelulose, hidroxipropilcelulose e hidroxipropilmetilcelulose) na modelação da libertação de fármacos pouco solúveis (ibuprofeno e cetoprofeno), incorporados em comprimidos matriciais. A análise conformacional dos fármacos recorrendo à espectroscopia de Raman e a cálculos de orbitais moleculares permitiu obter informação estrutural química e detectar a presença de formas diméricas dos fármacos. Mediante a aplicação de diferentes técnicas analíticas como a calorimetria diferencial de varrimento, a espectroscopia de Raman, a espectroscopia de infravermelho com transformadas de Fourier e a difracção de Raios X no estado sólido, foi possível detectar e caracterizar as estruturas químicas e as interacções entre os fármacos, polímeros e outros componentes envolvidos no estudo. Os estudos de pré-formulação, desenvolvimento e avaliação dos diferentes comprimidos matriciais (matrizes hidrófilas), permitiram optimizar e seleccionar as formulações de libertação prolongada contendo ibuprofeno ou cetoprofeno. Os resultados obtidos indicaram que o perfil de libertação pode ser modelado pelo simples ajuste da proporção da mistura de polímeros. Os comprimidos matriciais revelaram-se estáveis quando submetidos a ensaios de estabilidade de acordo com a International Conference on Harmonisation (ICH). Os estudos de cintigrafia gama, evidenciaram as características de libertação prolongada das formulações seleccionadas e permitiram estabelecer uma correlação in vitro/in vivo das formulações avaliadas. Os resultados sugerem que a combinação criteriosa de polímeros celulósicos, em proporções adequadas, pode constituir um sistema de libertação de fármacos muito promissor caracterizado por um efeito terapêutico prolongado e uma biodisponibilidade mais equilibrada, com consequente redução da frequência de administração do princípio activo.
Description: Tese de doutoramento em Farmácia (Tecnologia Farmacêutica) apresentada à Fac. de Farmácia de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/5961
Rights: openAccess
Appears in Collections:FFUC- Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese de Doutoramento Manuel Londa Vueba.pdf9.09 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.