Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/512
Título: Pressão oxidativa em lipoproteínas humanas de baixa densidade (LDL): Mecanismos de antioxidação por ácidos fenólicos da dieta
Autor: Laranjinha, João António Nave 
Palavras-chave: Bioquímica (ciências)
Data: 1996
Citação: LARANJINHA, João António Nave - Pressão oxidativa em lipoproteínas humanas de baixa densidade (LDL): Mecanismos de antioxidação por ácidos fenólicos da dieta. Coimbra: ed. aut., 1996. 282 p.
Resumo: A Teoria da oxidação das lipoproteínas de baixa densidade (LDL) explica os mecanismos bioquímicos que estão na génese e desenvolvimento da aterosclerose, a patologia responsável pelo maior número de mortes e incapacidades nos países desenvolvidos. Estuda-se a peroxidação lipídica das LDL e a protecção promovida por ácidos fenólicos de ocorrência generalizada nos produtos vegetais constituintes da dieta humana, nos aspectos mecanísticos da dinâmica da oxidação/antioxidação e não apenas nos aspectos meramente fenomenológicos. Discutem-se as relações estrutura-actividade e os mecanismos bioquímicos que sustentam a actividade antioxidante, em diversas condições oxidantes. Tentativamente, infere-se acerca da estrutura química e potencial toxicológico dos produtos formados no decurso da reacção de antioxidação. Os resultados estão organizados em três capítulos. No primeiro, desenvolveu-se e validou-se um modelo cujas características, incluindo um sistema de oxidação a velocidade controlável, radicais definidos e alvos sensíveis, permite a avaliação quantitativa rápida e fácil da oxidação e constitui um ensaio de pesquisa de antioxidantes das LDL. Paralelamente, confirmou-se que a oxidação dos lípidos da lipoproteína decorre por um mecanismo em cadeia mediado por radicais livres. No segundo capítulo, estuda-se a actividade antioxidante dos ácidos fenólicos face à oxidação das LDL iniciada por um oxidante fisiologicamente relevante no contexto da aterosclerose, a ferrilmioglobina. O terceiro capítulo documenta reacções químicas entre os ácidos fenólicos e o a-tocoferol endógeno às LDL e consequências bioquímicas na perspectiva da peroxidação lipídica. Os três capítulos experimentais são precedidos por dois capítulos introdutórios em que, no primeiro, se desenvolvem os mecanismos de toxicidade do oxigénio e mecanismos de destoxificação, permitindo, assim, o enquadramento teórico da maioria das reacções e mecanismos bioquímicos discutidos subsequentemente nos capítulos experimentais e, no segundo, se enuncia a teoria da oxidação das LDL, focalizando o interesse do trabalho. No último capítulo, o número 6, relatam-se as conclusões gerais.
URI: https://hdl.handle.net/10316/512
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FFUC- Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

225
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.