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Título: A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES NO AUTOCONCEITO DE CRIANÇAS DOS TERCEIRO E QUARTO ANOS DE ESCOLARIDADE
Autor: Santos, Rosa Marina 
Nobre-Lima, Luiza 
Data: 2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: Enciclopédia Biosfera
Volume: 20
Número: 11
Resumo: Esta investigação teve por objetivo compreender em que medida a prática de atividades extracurriculares influencia o autoconceito de crianças que frequentem os 3º e 4º ano de escolaridade. Para esse efeito, 201 crianças (47,3% meninas e 52,7% meninoes) com idades entre os 7 e os 11 anos (M=8.84, DP=0.83) responderam a um protocolo constituído por um questionário sociodemográfico, construído para o efeito e pela Piers-Harris Cildren’s Self-Concept Scale - PHCSCS-2 (VEIGA, 2006). Foram estabelecidas comparações ao nível do autoconceito entre praticantes e não praticantes de atividades extracurriculares e entre praticantes de poucas atividades extracurriculares e praticantes de muitas. Os resultados revelam que as crianças que praticam AEC têm, no geral, melhor autoconceito do que as que não praticam. Por sua vez, a quantidade de atividades praticadas não parece influenciar o autoconceito destas crianças. Estes dados são convergentes com a literatura já existente e reforçam a ideia de que a prática de atividades extracurriculares é benéfica e, portanto, aconselhável. A oferta pela escola deste tipo de atividades garante o acesso de todos a estes estímulos.
Descrição: Santos, R. M. & Nobre-Lima, L. (2015). A influência da prática de atividades extracurriculares no autoconceito de crianças dos terceiro e quarto anos de escolaridade. Enciclopédia Biosfera, 11(20), 38-46
URI: https://hdl.handle.net/10316/47197
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CINEICC - Artigos em Revistas Internacionais

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