Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/47194
Título: A prática de atividades extracurriculares no primeiro ciclo do ensino básico e a sua influência na qualidade de vida das crianças
Autor: Santos, Rosa Marina 
Nobre-Lima, Luiza 
Data: 2015
Editora: ASPESM
Título da revista, periódico, livro ou evento: E-book: VI Congresso Internacional ASPESM. A Pessoa, a Família, a Comunidade e a Saúde Mental
Local de edição ou do evento: Porto
Resumo: À prática de atividades extracurriculares (AEC) na infância e adolescência têm sido associados benefícios físicos, psicológicos e sociais. Com este trabalho pretende-se compreender em que medida a prática de atividades extracurriculares e o número de atividades praticadas influenciam a qualidade de vida de crianças que frequentam os 3º e 4º anos de escolaridade. Participaram no estudo, 201 crianças (47.3% raparigas e 52.7% rapazes) com idades entre os 7 e os 11 anos (M=8.84, DP=0.83) que responderam a um protocolo constituído por um questionário sociodemográfico e pelo Kidscreen-27, que avalia a qualidade de vida. Os resultados indicam que as crianças que praticam AEC quando comparadas com as que não praticam revelam uma melhor qualidade de vida. Não foram encontradas diferenças quando se comparam as crianças consoante o número de AEC praticadas. Fomentar a prática de AEC no primeiro ciclo de escolaridade pode, assim, representar não apenas o desenvolvimento de uma competência específica mas também o desenvolvimento de competências psicossociais, de autonomia e de bem-estar.
URI: https://hdl.handle.net/10316/47194
ISBN: 978-989-96144-6-8
Direitos: openAccess
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