Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/470
Title: Apoio à decisão em problemas de programação inteira e inteira-mista multiobjectivo : contribuições metodológicas
Authors: Alves, Maria João Teixeira Gomes 
Orientador: Clímaco, João Carlos Namorado
Keywords: Investigação Operacional; Programação inteira; Programação multiobjectivo
Issue Date: 23-May-2001
Citation: ALVES, Maria João Teixeira Gomes - Apoio à decisão em problemas de programação inteira e inteira-mista multiobjectivo : contribuições metodológicas. Coimbra, 2000.
Abstract: Neste trabalho propusemo-nos desenvolver novas metodologias para o apoio à decisão em problemas de programação linear inteira e inteira-mista multiobjectivo (PLIMO e PLIMMO). A concepção de métodos que possibilitem um apoio à decisão eficaz neste tipo de problemas depara-se com várias dificuldades, uma vez que o esforço computacional dos problemas com variáveis discretas se agrava na presença de múltiplos objectivos. Tendo em vista a concepção de abordagens interactivas, é, pois importante que nos preocupemos simultaneamente com questões da programação matemática e com a condução do processo interactivo em que o agente de decisão tem um papel essencial. Desenvolvemos dois métodos interactivos de pontos de referência. O primeiro baseia-se em técnicas de planos de corte e destina-se a problemas de PLIMO. O segundo método baseia-se em branch-and-bound e aplica-se tanto a problemas de Plimo como de PLIMMO. Os dois métodos diferem tecnicamente, partilhando as mesmas características de interacção com o agente de decisão. Procurámos estabelecer um protocolo simples de diálogo com o agente de decisão e reduzir o esforço computacional envolvido nas fases de cálculo de soluções não dominadas. Estes métodos são especialmente vocacionados para pesquisas direccionais, em que o agente de decisão tem apenas de indicar a função objectivo que gostaria de melhorar relativamente à solução anterior. Para o cálculo das soluções não dominadas seguintes é usado um processo de análise de sensibilidade que ajusta automaticamente o ponto de referência, projectando-o em seguida no conjunto das soluções não dominadas. Os resultados computacionais obtidos permitem-nos concluir que esta forma de proceder é eficaz, principalmente no método baseado em branch-and-bound, porque permite reduzir o esforço computacional envolvido. Desenvolvemos ainda uma abordagem baseada em meta-heurísticas para problemas de PLIMO com variáveis binárias. Esta abordagem constitui uma extensão de algoritmos genéricos de simulated annealing e tabu search num contexto multicritério interactivo. Todas as abordagens referidas foram integradas num sistema computacional de apoio à decisão que implementámos no ambiente DELPHI para WINDOWS 95/98.
Description: Tese de doutoramento em Organização e Gestão de Empresas (Investigação Operacional) apresentada à Fac. de Economia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/470
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FEUC- Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TeseDout_Completa_MJA.pdf2.39 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

502
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 10

3,111
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.