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https://hdl.handle.net/10316/47083
Título: | Atitudes face à homossexualidade: uma proposta de avaliação para a intervenção socioeducativa | Outros títulos: | Attitudes toward homosexuality: an evaluation proposal to a socioeducational intervention | Autor: | Carvalho, Cristiana Pinheiro, Maria do Rosário Martins, Daniela Simões, Ana Filipa Maceiras, Maria |
Palavras-chave: | Homofobia; Gênero; Atitudes; Homophobia; Gender; Attitudes | Data: | 1-Ago-2017 | Editora: | Universidade Federal de Giás da Regional Jataí | Projeto: | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Referência nº SFRH/BD/75130/2010 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Revista Itinerarius Reflectionis | Volume: | 13 | Número: | 2 | Local de edição ou do evento: | Universidade Federal de Giás da Regional Jataí | Resumo: | O preconceito e a discriminação baseada na orientação homossexual ainda persistem nos
ambientes sociais, escolares e acadêmicos, pelo que a educação e a formação nessas áreas se justifica.
Para intervir é então necessário identificar as atitudes em relação à homossexualidade, o que por sua
vez exige que haja instrumentos de avaliação confiáveis. Nesse sentido, os estudos apresentados
tiveram como finalidade construir e validar a versão portuguesa da Escala de Atitudes face à
Homossexualidade – Versão para estudantes do ensino superior. Participaram 108 estudantes, de
ambos os gêneros, da Licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Os
resultados da análise da dimensionalidade da escala revelaram uma estrutura tridimensional, composta
por três fatores: Atitudes não discriminatórias face à homossexualidade (F1), Atitudes de defesa dos
direitos dos homossexuais (F2) e Atitudes de rejeição à proximidade de pessoas homossexuais (F3).
A partir de testes estatísticos foi possível identificar diferenças nas atitudes face à homossexualidade
em função do gênero, da religião, do contato e da proximidade com amigos/as gays ou lésbicas.
Verificou-se, ainda, que as atitudes positivas face à homossexualidade aumentam à medida que
aumentam os conhecimentos e crenças funcionais sobre a homossexualidade. Os resultados sugerem
que esta escala pode ser útil no diagnóstico de atitudes homofóbicas e na avaliação de intervenções de
prevenção da homofobia e de promoção da igualdade, respeito, aceitação e valorização da diversidade
no que diz respeito à orientação sexual. São apresentadas e discutidas implicações e sugestões para
futuros estudos e intervenções socioeducativas. Abstract: Prejudice and discrimination based on homosexual orientation still persist in social, school and academic situations. So education and training in these areas is justified. In order to intervene, it is necessary to identify attitudes towards homosexuality, which in turn requires reliable assessment instruments. In this sense, the studies presented had the purpose of constructing and validating the Portuguese version of the Attitudes Scale toward Homosexuality - Version for students of higher education for the Portuguese population. Participants included 108 students of both genders, students of the Degree in Educational Sciences of the University of Coimbra. The results of the dimensionality analysis of the scale, based on 24 items, revealed a three-dimensional structure, composed by three factors: Non-discriminatory attitudes towards homosexuality (F1), Attitudes of defence of the rights of homosexuals (F2) and Attitudes of rejection in the proximity of homosexual people (F3). From statistical tests it was possible to identify differences in attitudes about homosexuality according to gender, religion, contact and proximity to gay or lesbian friends. It was also found that positive attitudes towards homosexuality increase as knowledge and functional beliefs about homosexuality increase. The results suggest that this scale can be useful in the diagnosis of homophobic attitudes and in the evaluation of interventions that prevent homophobia and promote equality, respect, acceptance and appreciation of diversity with regard to sexual orientation. Implications and suggestions for future studies and socioeducational interventions are presented and discussed. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/47083 | ISSN: | 1807-9342 | DOI: | 10.5216/rir.v13i2.47495 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CINEICC - Artigos em Revistas Internacionais |
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