Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/46953
Título: PROJET’AR-TE – Desafios para a mudança no Sistemas de Acolhimento: Resultados do programa de desenvolvimento de competências para a vida
Autor: Velho, Cristina 
Pinheiro, Maria do Rosário 
Palaio, Carla 
Santos, Laura 
Santos, Sónia 
Lopes, Liliana 
Palavras-chave: Acolhimento residencial; Jovens em risco; Autonomia; Competências para a vida
Data: Dez-2016
Projeto: Projet'Ar-te, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano "Crianças e Jovens em Risco" 
Local de edição ou do evento: Escola Superior de Educação de Viseu
Resumo: O Projet’Ar-te (projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, Programa Crianças e Jovens em Risco, Jovens em Acolhimento Institucional, 2012-2015) apresenta como finalidade a promoção da autonomia, durante e após o acolhimento residencial das jovens. Este projeto integra um Programa de Desenvolvimento de Competências para a Vida que visa o desenvolvimento de competências de regulação emocional, pessoais e sociais. Este projeto procura potenciar os ganhos da intervenção de proteção e promoção durante o acolhimento, de forma a assegurar uma saída segura e facilitar a integração social das jovens. Participaram no estudo de eficácia deste programa 39 jovens, com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos (M=15.33; DP=1.797). Da metodologia de avaliação constou uma avaliação estandardizada pré e pós intervenção, com recurso ao Inventário Umbrella, à Escala de Autoestima de Toulouse e a uma avaliação específica de cada sessão, através do preenchimento de grelhas de observação e questionário de satisfação. Os resultados sugerem um incremento estatisticamente significativo das pontuações médias dos sujeitos de pré para pós-intervenção, nas subescalas dinheiro, estudo/trabalho e casa. Registando-se mudanças intraindividuais significativas em termos do aumento das competências em 74% das jovens relativamente à casa, 67% das jovens em estudos/trabalho e 72% das jovens relativamente ao dinheiro. Verificou-se também que a maioria das jovens apresenta um aumento da sua autoestima (F=-2,496; p=0.013). De uma maneira geral, verifica-se um aumento dos fatores protetores e promotores da autonomia, como é o caso da autoestima e competências para a vida e uma diminuição dos fatores de risco para a autonomia, como é o caso da autodepreciação.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46953
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CINEICC - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
XIII_SPCE_2016_atas.pdf44.17 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

927
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

401
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.