Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46443
Title: Dimensões Pedagógicas da Sala de Aula Virtual: Teoria e Prática
Authors: Rodrigues, Ana Paula 
Monteiro, Angélica 
Moreira, J. António 
Keywords: eLearning, emoderação; sala de aula virtual
Issue Date: 2013
Serial title, monograph or event: Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior
Issue: 26
Place of publication or event: Portugal
Abstract: Este artigo aborda a sala de aula virtual enquanto espaço intencionalmente concebido com o objetivo de promover experiências de aprendizagem relevantes. Centramo-nos nas dimensões pedagógicas integradas e mobilizadas neste espaço, nomeadamente informativa, prática, comunicativa, tutorial e de avaliação, de forma a estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática de um docente do ensino superior. Os dados apresentados foram obtidos através da observação direta da organização de salas de aula virtuais e da entrevista ao respetivo docente. A análise destes dados permitem-nos a!rmar que o professor atribuiu uma importância signi!cativa às dimensões em questão, preocupando-se em criar um ambiente on4 — | line estimulante com diferentes recursos (tecnológicos), privilegiando um design centrado no desenvolvimento de competências (com atividades individuais e em grupo) e num modelo pedagógico próprio para ambientes online - e-moderating - baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46443
ISSN: 1647-032X
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dimensoes Pedagogicas da Sala de Aula Virtual.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.