Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46443
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Paula-
dc.contributor.authorMonteiro, Angélica-
dc.contributor.authorMoreira, J. António-
dc.date.accessioned2018-01-12T16:10:12Z-
dc.date.available2018-01-12T16:10:12Z-
dc.date.issued2013
dc.identifier.issn1647-032X
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/46443-
dc.description.abstractEste artigo aborda a sala de aula virtual enquanto espaço intencionalmente concebido com o objetivo de promover experiências de aprendizagem relevantes. Centramo-nos nas dimensões pedagógicas integradas e mobilizadas neste espaço, nomeadamente informativa, prática, comunicativa, tutorial e de avaliação, de forma a estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática de um docente do ensino superior. Os dados apresentados foram obtidos através da observação direta da organização de salas de aula virtuais e da entrevista ao respetivo docente. A análise destes dados permitem-nos a!rmar que o professor atribuiu uma importância signi!cativa às dimensões em questão, preocupando-se em criar um ambiente on4 — | line estimulante com diferentes recursos (tecnológicos), privilegiando um design centrado no desenvolvimento de competências (com atividades individuais e em grupo) e num modelo pedagógico próprio para ambientes online - e-moderating - baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjecteLearning, emoderaçãopor
dc.subjectsala de aula virtualpor
dc.titleDimensões Pedagógicas da Sala de Aula Virtual: Teoria e Práticapor
dc.typearticle
degois.publication.firstPage3por
degois.publication.lastPage25por
degois.publication.issue26por
degois.publication.locationPortugalpor
degois.publication.titleCadernos de Pedagogia no Ensino Superiorpor
dc.peerreviewedyespor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dimensoes Pedagogicas da Sala de Aula Virtual.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

433
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

169
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.