Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46443
Title: Dimensões Pedagógicas da Sala de Aula Virtual: Teoria e Prática
Authors: Rodrigues, Ana Paula 
Monteiro, Angélica 
Moreira, J. António 
Keywords: eLearning, emoderação; sala de aula virtual
Issue Date: 2013
Serial title, monograph or event: Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior
Issue: 26
Place of publication or event: Portugal
Abstract: Este artigo aborda a sala de aula virtual enquanto espaço intencionalmente concebido com o objetivo de promover experiências de aprendizagem relevantes. Centramo-nos nas dimensões pedagógicas integradas e mobilizadas neste espaço, nomeadamente informativa, prática, comunicativa, tutorial e de avaliação, de forma a estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática de um docente do ensino superior. Os dados apresentados foram obtidos através da observação direta da organização de salas de aula virtuais e da entrevista ao respetivo docente. A análise destes dados permitem-nos a!rmar que o professor atribuiu uma importância signi!cativa às dimensões em questão, preocupando-se em criar um ambiente on4 — | line estimulante com diferentes recursos (tecnológicos), privilegiando um design centrado no desenvolvimento de competências (com atividades individuais e em grupo) e num modelo pedagógico próprio para ambientes online - e-moderating - baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46443
ISSN: 1647-032X
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dimensoes Pedagogicas da Sala de Aula Virtual.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

433
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

169
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.