Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/46338
Título: | Comunicação em Ambientes Online de Aprendizagem: a perceção de estudantes de cursos de pós-graduação | Autor: | Vieira, Cristina Moreira, J. António Costa, Paulo |
Palavras-chave: | Educação a distância; Comunidade de aprendizagem; Comunicação online. | Data: | 2013 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais | Volume: | 13 | Número: | 2 | Local de edição ou do evento: | Brasil | Resumo: | Os ambientes online e as comunidades de aprendizagem, parecem estar a modificar as estruturas institucionalizadas de criação e disseminação de conhecimento, surgindo como um complemento às formas pré-existentes de aprendizagem organizacional. Nestes ambientes e comunidades, a base do processo de construção do conhecimento assenta na interação social. Tomando como referência a nossa experiência de docência, numa instituição portuguesa de ensino superior público a distância, a Universidade Aberta, desenvolvemos um estudo exploratório, através de uma metodologia essencialmente qualitativa, com estudantes de três cursos de estudos pós-graduados com o objetivo de perceber se a organização do design do ambiente de aprendizagem e o modelo pedagógico utilizado produziram experiências educacionais relevantes, sobretudo em aspetos relacionados com as dinâmicas comunicacionais que foram emergindo no seu seio. Concluímos que as dimensões inerentes ao modelo adotado, designadamente as dimensões social e de ensino interagiram entre si e influenciaram-se mutuamente promovendo experiências educacionais relevantes. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46338 | ISSN: | 2176-171X | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Comunicacao em Ambientes Online de Aprendizagem.pdf | 528.73 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.