Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46338
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVieira, Cristina-
dc.contributor.authorMoreira, J. António-
dc.contributor.authorCosta, Paulo-
dc.date.accessioned2018-01-12T15:39:01Z-
dc.date.available2018-01-12T15:39:01Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn2176-171X-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/46338-
dc.description.abstractOs ambientes online e as comunidades de aprendizagem, parecem estar a modificar as estruturas institucionalizadas de criação e disseminação de conhecimento, surgindo como um complemento às formas pré-existentes de aprendizagem organizacional. Nestes ambientes e comunidades, a base do processo de construção do conhecimento assenta na interação social. Tomando como referência a nossa experiência de docência, numa instituição portuguesa de ensino superior público a distância, a Universidade Aberta, desenvolvemos um estudo exploratório, através de uma metodologia essencialmente qualitativa, com estudantes de três cursos de estudos pós-graduados com o objetivo de perceber se a organização do design do ambiente de aprendizagem e o modelo pedagógico utilizado produziram experiências educacionais relevantes, sobretudo em aspetos relacionados com as dinâmicas comunicacionais que foram emergindo no seu seio. Concluímos que as dimensões inerentes ao modelo adotado, designadamente as dimensões social e de ensino interagiram entre si e influenciaram-se mutuamente promovendo experiências educacionais relevantes.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectComunidade de aprendizagempor
dc.subjectComunicação online.por
dc.titleComunicação em Ambientes Online de Aprendizagem: a perceção de estudantes de cursos de pós-graduaçãopor
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage216por
degois.publication.lastPage233por
degois.publication.issue2por
degois.publication.locationBrasilpor
degois.publication.titleRevista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturaispor
dc.peerreviewedyespor
degois.publication.volume13por
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-9814-1076-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Comunicacao em Ambientes Online de Aprendizagem.pdf528.73 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 20

733
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

77
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.