Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46331
Title: Aprender no ensino superior: relações com a predisposição dos estudantes para o envolvimento na aprendizagem ao longo da vida
Authors: Barros, Rita 
Monteiro, Angélica 
Moreira, J. António 
Keywords: ensino superior; estilos de aprendizagem; aprendizagem ao longo da vida
Issue Date: 2014
Serial title, monograph or event: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Volume: 241
Issue: 95
Place of publication or event: Brasil
Abstract: Pretende analisar a relação entre a aprendizagem, com base na apropriação que os estudantes fazem das diferentes formas de aprender e de estudar, e a disposição que apresentam para se envolver em atividades de aprendizagem ao longo da vida (ALV). O rationale teórico inscreve-se na Teoria de Biggs (1987), no que concerne às abordagens de aprendizagem por parte do estudante, e no princípio orientador da ALV. Procedemos a um estudo comparativo-correlacional, com uma amostra constituída por 163 estudantes do ensino superior. As abordagens de aprendizagem foram avaliadas por meio da tradução luso-portuguesa da validação brasileira da escala Revised Two-factor Study Process Questionnaire (R-SPQ-2F). Os resultados obtidos permitem-nos associar a abordagem profunda a algumas características do aprendiz ao longo da vida.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46331
ISSN: 0034-7183
DOI: 10.1590/S2176-6681/305811495
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Aprender no Ensino Superior.pdf2 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.