Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46331
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarros, Rita-
dc.contributor.authorMonteiro, Angélica-
dc.contributor.authorMoreira, J. António-
dc.date.accessioned2018-01-12T15:39:00Z-
dc.date.available2018-01-12T15:39:00Z-
dc.date.issued2014
dc.identifier.issn0034-7183
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/46331-
dc.description.abstractPretende analisar a relação entre a aprendizagem, com base na apropriação que os estudantes fazem das diferentes formas de aprender e de estudar, e a disposição que apresentam para se envolver em atividades de aprendizagem ao longo da vida (ALV). O rationale teórico inscreve-se na Teoria de Biggs (1987), no que concerne às abordagens de aprendizagem por parte do estudante, e no princípio orientador da ALV. Procedemos a um estudo comparativo-correlacional, com uma amostra constituída por 163 estudantes do ensino superior. As abordagens de aprendizagem foram avaliadas por meio da tradução luso-portuguesa da validação brasileira da escala Revised Two-factor Study Process Questionnaire (R-SPQ-2F). Os resultados obtidos permitem-nos associar a abordagem profunda a algumas características do aprendiz ao longo da vida.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectensino superiorpor
dc.subjectestilos de aprendizagempor
dc.subjectaprendizagem ao longo da vidapor
dc.titleAprender no ensino superior: relações com a predisposição dos estudantes para o envolvimento na aprendizagem ao longo da vidapor
dc.typearticle
degois.publication.firstPage544por
degois.publication.lastPage566por
degois.publication.issue95por
degois.publication.locationBrasilpor
degois.publication.titleRevista Brasileira de Estudos Pedagógicospor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.1590/S2176-6681/305811495por
degois.publication.volume241por
item.openairetypearticle-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Aprender no Ensino Superior.pdf2 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.