Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/46191
Título: A Emergência do Mobile Learning e os Novos Desafios Formativos para a Docência em Rede
Autor: Trindade, Sara Dias 
Moreira, J. António 
Palavras-chave: Formação de Professores; Tecnologias Móveis; Mobile Learning
Data: Set-2017
Editora: APPRIS
Título da revista, periódico, livro ou evento: Redes e mídias sociais
Local de edição ou do evento: Curitiba (Brasil)
Resumo: As ferramentas da web 2.0, a aprendizagem em rede e as potencialidades das tecnologias móveis trouxeram novos e estimulantes desafios para os sistemas educativos e para os seus profissionais. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de conceber uma “nova” didática para uma docência que responda às necessidades das “mentes móveis” dos estudantes da sociedade digital que deve basear-se não só no conhecimento científico, curricular e pedagógico, mas também num conhecimento tecnológico que permita planear, conceber e utilizar recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem de forma eficaz. Neste sentido, o presente artigo debruça-se sobre a questão da formação de professores para a docência com tecnologias móveis à luz do referencial teórico TPACK, analisando os desafios, possibilidades e resistências que se colocam ao uso destas tecnologias. Concluímos destacando que ensinar e aprender nesta escola digital aberta, recorrendo a tecnologias móveis, é sem dúvida, um desafio aliciante, mas ao mesmo tempo muito exigente.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46191
ISBN: 978-85-473-0721-9
Direitos: closedAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

318
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.