Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/45921
Título: | Percepção dos estilos educativos parentais e ajustamento psicológico do adulto: comparação entre indivíduos com e sem perturbações depressivas | Autor: | Araújo, Anabela Fernandes | Palavras-chave: | Estilos educativos parentais; Ajustamento psicológico | Data: | 2002 | Projeto: | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH/BD/3168/2000/PT | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Paidéia (Ribeirão Preto) | Volume: | 12 | Número: | 24 | Local de edição ou do evento: | Brasil | Resumo: | O tema das possíveis relações entre as práticas educativas parentais, o desenvolvimento de traços de personalidade e a emergência de perturbações psicopatológicas tem sido alvo de grande interesse por parte de investigadores e clínicos; porém, muitos aspectos acerca das suas possíveis consequências ainda não são suficientemente conhecidos. Neste estudo comparam-se duas amostras - adultos com e sem diagnóstico de depressão - em termos de suas memórias das práticas educativas dos pais na infância e adolescência. Apesar de se tratar de um estudo exploratório, os resultados obtidos indicam uma relação significativa entre determinadas atitudes dos pais (sobreprotecção, rejeição e suporte emocional) e o posterior ajustamento ou perturbação emocional do adulto. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/45921 | ISSN: | ISSN 0103-863X | DOI: | 10.1590/S0103-863X2002000300010 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CINEICC - Artigos em Revistas Internacionais |
Mostrar registo em formato completo
Visualizações de página 50
447
Visto em 15/out/2024
Downloads 50
363
Visto em 15/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.