Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/45921
Title: | Percepção dos estilos educativos parentais e ajustamento psicológico do adulto: comparação entre indivíduos com e sem perturbações depressivas | Authors: | Araújo, Anabela Fernandes | Keywords: | Estilos educativos parentais; Ajustamento psicológico | Issue Date: | 2002 | Project: | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH/BD/3168/2000/PT | Serial title, monograph or event: | Paidéia (Ribeirão Preto) | Volume: | 12 | Issue: | 24 | Place of publication or event: | Brasil | Abstract: | O tema das possíveis relações entre as práticas educativas parentais, o desenvolvimento de traços de personalidade e a emergência de perturbações psicopatológicas tem sido alvo de grande interesse por parte de investigadores e clínicos; porém, muitos aspectos acerca das suas possíveis consequências ainda não são suficientemente conhecidos. Neste estudo comparam-se duas amostras - adultos com e sem diagnóstico de depressão - em termos de suas memórias das práticas educativas dos pais na infância e adolescência. Apesar de se tratar de um estudo exploratório, os resultados obtidos indicam uma relação significativa entre determinadas atitudes dos pais (sobreprotecção, rejeição e suporte emocional) e o posterior ajustamento ou perturbação emocional do adulto. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/45921 | ISSN: | ISSN 0103-863X | DOI: | 10.1590/S0103-863X2002000300010 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CINEICC - Artigos em Revistas Internacionais |
Show full item record
Page view(s) 50
447
checked on Oct 15, 2024
Download(s) 50
363
checked on Oct 15, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.