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https://hdl.handle.net/10316/42630
Título: | Raça, História e Educação no Brasil e em Portugal: desafios e perspectivas | Autor: | Pereira, Amilcar Araujo Araújo, Marta |
Palavras-chave: | Racismo e Eurocentrismo; Ensino da História; Políticas Públicas; Brasil; Portugal; Racism and Eurocentrism; History Teaching; Public Policies; Brazil | Data: | 2017 | Editora: | UFRGS | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Educação & Realidade | Volume: | 42 | Número: | 1 | Local de edição ou do evento: | Porto Alegre | Resumo: | Este artigo propõe um diálogo entre os debates políticos e acadêmicos sobre raça, identidade e história nos contextos brasileiro e português. Para tal, examina a relação entre o mito da democracia racial (como ficou conhecido no Brasil) e a ideia de uma vocação nacional para a interculturalidade em Portugal e o debate contemporâneo sobre racismo e eurocentrismo, assim como a sua evasão, focando na educação – tomada como palco de importantes lutas políticas. Abordando momentos cruciais destes debates, o artigo procura aprofundar a discussão sobre raça e poder no ensino da História e contestar a despolitização das narrativas contemporâneas que continuam a escudar-se nas especificidades históricas de cada um dos contextos nacionais. This article proposes a dialogue between the political and academic debates on race, identity, and history in the Brazilian and Portuguese contexts. In order to do so, it examines the myth of racial democracy (as it was known in Brazil) and the idea of a national vocation for interculturality in Portugal to explore how they shape the contemporary debate on racism and Eurocentrism, as well its evasion, focusing on education - which is understood as an arena for important political struggles. By addressing crucial moments in these debates, this article seeks to contribute to wider discussions on race and power in the teaching of history, and to challenge the depoliticization of contemporary narratives that continue to take refuge in the tropes of the historical specificities of each of the national contexts. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/42630 | ISSN: | 0100-3143 2175-6236 |
DOI: | 10.1590/2175-623661127 10.1590/2175-623661127 |
Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais |
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