Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/42630
Título: Raça, História e Educação no Brasil e em Portugal: desafios e perspectivas
Autor: Pereira, Amilcar Araujo 
Araújo, Marta 
Palavras-chave: Racismo e Eurocentrismo; Ensino da História; Políticas Públicas; Brasil; Portugal; Racism and Eurocentrism; History Teaching; Public Policies; Brazil
Data: 2017
Editora: UFRGS
Título da revista, periódico, livro ou evento: Educação & Realidade
Volume: 42
Número: 1
Local de edição ou do evento: Porto Alegre
Resumo: Este artigo propõe um diálogo entre os debates políticos e acadêmicos sobre raça, identidade e história nos contextos brasileiro e português. Para tal, examina a relação entre o mito da democracia racial (como ficou conhecido no Brasil) e a ideia de uma vocação nacional para a interculturalidade em Portugal e o debate contemporâneo sobre racismo e eurocentrismo, assim como a sua evasão, focando na educação – tomada como palco de importantes lutas políticas. Abordando momentos cruciais destes debates, o artigo procura aprofundar a discussão sobre raça e poder no ensino da História e contestar a despolitização das narrativas contemporâneas que continuam a escudar-se nas especificidades históricas de cada um dos contextos nacionais.
This article proposes a dialogue between the political and academic debates on race, identity, and history in the Brazilian and Portuguese contexts. In order to do so, it examines the myth of racial democracy (as it was known in Brazil) and the idea of a national vocation for interculturality in Portugal to explore how they shape the contemporary debate on racism and Eurocentrism, as well its evasion, focusing on education - which is understood as an arena for important political struggles. By addressing crucial moments in these debates, this article seeks to contribute to wider discussions on race and power in the teaching of history, and to challenge the depoliticization of contemporary narratives that continue to take refuge in the tropes of the historical specificities of each of the national contexts.
URI: https://hdl.handle.net/10316/42630
ISSN: 0100-3143
2175-6236
DOI: 10.1590/2175-623661127
10.1590/2175-623661127
Direitos: openAccess
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