Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/42624
Title: | Adicionar sem agitar: multiperspectivismo e o ensino da história (anti-)colonial | Authors: | Araújo, Marta | Keywords: | Eurocentrismo e ensino da história; Movimentos de libertação nacional africanos; Lutas e debates sobre raça/poder; (Anti-)Colonialismo; Pós-colonialismo | Issue Date: | 2015 | Publisher: | UniCV | Project: | FCOMP-01-0124-FEDER-007554 | Serial title, monograph or event: | Políticas e Práxis da Educação nas Perspetivas e em Contextos Pós-coloniais | Place of publication or event: | Praia | Abstract: | A partir de um projecto de investigação interdisciplinar que abordou a educação como uma arena de lutas pelo poder/conhecimento mais amplas, nesta comunicação irei discutir a ideia de multiperspectivismo no ensino da história. Para tal, tomarei como caso de estudo a forma como são abordadas e retratadas as lutas de libertação nacional africanas nos manuais escolares publicados nos últimos 40 anos no contexto português. Argumento que a consolidação de uma abordagem assente na mera adição de conteúdos – que permitiria contrastar as perspectivas coloniais e anti-coloniais (geralmente ilustradas pelos discursos de António O. Salazar e Amílcar Cabral) – é reveladora da persistência do eurocentrismo na história e no seu ensino. Em particular, questionarei as fórmulas narrativas utilizadas para narrar os processos políticos em torno destas lutas pela liberdade e a forma como são permeadas por ideias sobre raça e nação. | Description: | II Colóquio Cabo-verdiano de Educação – CEDU 2015 | URI: | https://hdl.handle.net/10316/42624 | ISBN: | 978-989-8707-23-9 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Adicionar sem agitar_multiperspectivismo e o ensino da história (anti-)colonial.pdf | 1.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.