Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/42474
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada C/ J. I. Prof. Dr. Ferrer Correia - Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, na turma do 9º G, no ano letivo 2015/2016 : a influência do trabalho por grupos de nível no processo ensino-aprendizagem em de educação física
Autor: Branco, Daniel Alexandre Lopes. 
Orientador: Fachada, Miguel
Palavras-chave: Prática pedagógica; Ensino da educação física
Data: 2016
Resumo: O presente relatório de estágio resultou da prática pedagógica desenvolvida na Escola Básica Integrada c/ JI Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma G do 9º ano, no ano letivo 2015/2016. O seu objetivo situa-se numa análise e reflexão crítica acerca da nossa intervenção pedagógica. No primeiro capítulo, iremos realizar uma breve contextualização da prática desenvolvida. No segundo, uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica ao nível do planeamento, realização, avaliação, ética profissional e justificação das opções tomadas. O planeamento, assume-se como a linha orientadora de todo o processo ensino-aprendizagem. Quanto à realização, de forma a melhorarmos a nossa intervenção pedagógica é importante termos em conta as várias dimensões da intervenção pedagógica mais concretamente a instrução, gestão, clima, disciplina e decisões de ajustamento. Com a avaliação pretende-se informar e certificar as diversas aprendizagens e competências adquiridas pelos alunos e planear/reajustar o processo ensino-aprendizagem. A ética profissional revela uma importância fundamental no desenvolvimento do agir profissional do futuro professor, tendo como base a ética e o profissionalismo. Por fim, no terceiro capítulo surge o aprofundamento do tema-problema: “A influência do trabalho por grupos de nível no processo ensino-aprendizagem em Educação Física”. O objetivo primordial deste estudo foi verificar a aprendizagem de uma habilidade motora num contexto de homogeneidade versus heterogeneidade, e verificar em qual a aprendizagem é mais significativa. Os resultados preliminares revelam uma ligeira evolução mais acentuada no grupo homogéneo, porém é importante ter em conta as duas situações de forma adequada ao contexto e às necessidades dos alunos. PALAVRAS - CHAVE: Estágio Pedagógico. Planeamento. Realização. Avaliação. Grupos de Nível. Educação Física
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/42474
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg1516_Daniel-Branco_2011164566.pdf2.34 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

252
Visto em 23/jul/2024

Downloads

223
Visto em 23/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.