Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/42474
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFachada, Miguel-
dc.contributor.authorBranco, Daniel Alexandre Lopes.-
dc.date.accessioned2017-07-21T14:48:08Z-
dc.date.available2017-07-21T14:48:08Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/42474-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio resultou da prática pedagógica desenvolvida na Escola Básica Integrada c/ JI Prof. Dr. Ferrer Correia, junto da turma G do 9º ano, no ano letivo 2015/2016. O seu objetivo situa-se numa análise e reflexão crítica acerca da nossa intervenção pedagógica. No primeiro capítulo, iremos realizar uma breve contextualização da prática desenvolvida. No segundo, uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica ao nível do planeamento, realização, avaliação, ética profissional e justificação das opções tomadas. O planeamento, assume-se como a linha orientadora de todo o processo ensino-aprendizagem. Quanto à realização, de forma a melhorarmos a nossa intervenção pedagógica é importante termos em conta as várias dimensões da intervenção pedagógica mais concretamente a instrução, gestão, clima, disciplina e decisões de ajustamento. Com a avaliação pretende-se informar e certificar as diversas aprendizagens e competências adquiridas pelos alunos e planear/reajustar o processo ensino-aprendizagem. A ética profissional revela uma importância fundamental no desenvolvimento do agir profissional do futuro professor, tendo como base a ética e o profissionalismo. Por fim, no terceiro capítulo surge o aprofundamento do tema-problema: “A influência do trabalho por grupos de nível no processo ensino-aprendizagem em Educação Física”. O objetivo primordial deste estudo foi verificar a aprendizagem de uma habilidade motora num contexto de homogeneidade versus heterogeneidade, e verificar em qual a aprendizagem é mais significativa. Os resultados preliminares revelam uma ligeira evolução mais acentuada no grupo homogéneo, porém é importante ter em conta as duas situações de forma adequada ao contexto e às necessidades dos alunos. PALAVRAS - CHAVE: Estágio Pedagógico. Planeamento. Realização. Avaliação. Grupos de Nível. Educação Físicapor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.titleRelatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Integrada C/ J. I. Prof. Dr. Ferrer Correia - Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, na turma do 9º G, no ano letivo 2015/2016 : a influência do trabalho por grupos de nível no processo ensino-aprendizagem em de educação físicapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociaispor
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1516_Daniel-Branco_2011164566.pdf2.34 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

232
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

211
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.