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https://hdl.handle.net/10316/38823
Título: | Projecto, construção e teste do sistema de direcção para um veículo de elevada eficiência energética | Autor: | Silva, Diogo Daniel Soares da | Orientador: | Carvalheira, Pedro de Figueiredo Vieira | Palavras-chave: | Eco Veículo; Sistema de direcção; Shell Eco-marathon; Resistência de rolamento; escorregamento lateral; Elevado rendimento energético; Eco Veículo; Steering system; Shell Eco-marathon; Rolling resistance; Sideslip; High energy efficiency | Data: | 22-Set-2014 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | O objectivo deste trabalho é projectar um sistema de direcção para o Eco-Veículo EV03i concebido para competir na Shell Eco-marathon Europe 2014. Será escolhido o sistema de direcção mais promissor, que suporte todos os esforços a que será sujeito tanto em prova como nos controlos técnicos, será encontrada a parametrização que permita minimizar a resistência de rolamento e ter a menor massa.
Serão calculados os esforços nas rodas do veículo, será calculado o escorregamento lateral de cada pneu, será estudada a influência desses escorregamentos no comportamento do veículo e feitas as correcções necessárias aos parâmetros da direcção para que o veículo tenha o comportamento desejado. Serão determinadas expressões que descrevam o comportamento do veículo, serão calculados os escorregamentos laterais de cada uma das rodas, será desenvolvido um método de relacionar a influência dos escorregamentos de umas rodas nas outras. Nesta fase do trabalho teremos todos os dados necessários para desenvolver um método de parametrização do sistema de direcção.
Estaremos então em condições de desenhar e seleccionar todos os componentes do sistema de direcção, e fazer as respectivas simulações computacionais. The main objective of this work is to design the steering system of the Eco-Veículo EV03i designed to compete in Shell Eco-marathon Europe 2014. It will be selected the most promising system that is able to support all the loads of the technical control and during the competition, and that has the lowest rolling resistance and weight geometry. All the wheel loads will be calculated, as well as the sideslip of each tire and the influence of each tire sideslip in the vehicle dynamics. It will be also calculated and made the necessary corrections to the steering system parameters to achieve the desired behavior of the vehicle. With all this necessary information, the components can be selected and designed, as we are able to make the numerical simulations of the components. After the components are designed they can be constructed, assembled and tested. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/38823 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
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