Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/35578
Título: Estudo de Acessibilidade e Interação Multitouch com utilizadores seniores
Autor: Abrahao, Andre Luiz Batista 
Orientador: Nunes, Eduardo Miguel Morgado
Roque, Licínio Gomes
Palavras-chave: Idosos; Multitouch; Design de Interação; Heurísticas
Data: 12-Set-2013
Título da revista, periódico, livro ou evento: Estudo de Acessibilidade e Interação Multitouch com utilizadores seniores
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O envelhecimento da Sociedade é uma realidade eminente, essa situação deve- se à melhoria das políticas públicas e ao aumento de pesquisas multidisciplinares através de novos medicamentos ou implementação de tecnologias assistivas. Esse aumento populacional proporciona um campo fértil para estudos que investigam a relação do publico sênior com o computador, sejam eles relacionadas a interação com aplicações baseadas em G.U.I (Graphical User Interfaces), ou as mais em voga como as T.U.I (Tangible User Interfaces). Numa altura em que observa-se a massificação de novas aplicações com interfaces de toque e gesto, é relevante questionar se estas apresentam um diferencial positivo para a acessibilidade da população sênior ou são mais um artefato info excludente. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados das potencialidades e limitações de interfaces de toque e gesto, através da proposição de heurísticas de usabilidade para este público. As seis heurísticas propostas foram refutadas e calibradas por meio de um protótipo de jogo para Ipad., baseado na atividade da vindima.
The ageing of Society is an eminent reality, due to the improvement of public policies and the increasing of multidisciplinary research through new medicines or implementation of assistive technologies.This increase in population provides a fertile field for studies investigating the relationship of the senior public with computers, whether related to the interaction with applications based in G.U.I (Graphical User Interfaces), or those more popular as T.U.I (Tangible User Interfaces). At a time when there is the widespread use of new applications with touch and gesture interfaces, it is important to question whether these have a positive differential to the accessibility of the senior population or whether they are one more excluding info artifact. The objective of this project is to present the results of the potentialities and limitations of touch and gesture interfaces, by proposing usability heuristics for this audience. The six proposed heuristics were refuted and calibrated by means of a prototype game for Ipad,based on the activity of Vindima.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/35578
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

734
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

393
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.