Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/35578
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dc.contributor.advisorNunes, Eduardo Miguel Morgado-
dc.contributor.advisorRoque, Licínio Gomes-
dc.contributor.authorAbrahao, Andre Luiz Batista-
dc.date.accessioned2017-01-13T12:17:02Z-
dc.date.available2017-01-13T12:17:02Z-
dc.date.issued2013-09-12por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/35578-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO envelhecimento da Sociedade é uma realidade eminente, essa situação deve- se à melhoria das políticas públicas e ao aumento de pesquisas multidisciplinares através de novos medicamentos ou implementação de tecnologias assistivas. Esse aumento populacional proporciona um campo fértil para estudos que investigam a relação do publico sênior com o computador, sejam eles relacionadas a interação com aplicações baseadas em G.U.I (Graphical User Interfaces), ou as mais em voga como as T.U.I (Tangible User Interfaces). Numa altura em que observa-se a massificação de novas aplicações com interfaces de toque e gesto, é relevante questionar se estas apresentam um diferencial positivo para a acessibilidade da população sênior ou são mais um artefato info excludente. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados das potencialidades e limitações de interfaces de toque e gesto, através da proposição de heurísticas de usabilidade para este público. As seis heurísticas propostas foram refutadas e calibradas por meio de um protótipo de jogo para Ipad., baseado na atividade da vindima.por
dc.description.abstractThe ageing of Society is an eminent reality, due to the improvement of public policies and the increasing of multidisciplinary research through new medicines or implementation of assistive technologies.This increase in population provides a fertile field for studies investigating the relationship of the senior public with computers, whether related to the interaction with applications based in G.U.I (Graphical User Interfaces), or those more popular as T.U.I (Tangible User Interfaces). At a time when there is the widespread use of new applications with touch and gesture interfaces, it is important to question whether these have a positive differential to the accessibility of the senior population or whether they are one more excluding info artifact. The objective of this project is to present the results of the potentialities and limitations of touch and gesture interfaces, by proposing usability heuristics for this audience. The six proposed heuristics were refuted and calibrated by means of a prototype game for Ipad,based on the activity of Vindima.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIdosospor
dc.subjectMultitouchpor
dc.subjectDesign de Interaçãopor
dc.subjectHeurísticaspor
dc.titleEstudo de Acessibilidade e Interação Multitouch com utilizadores seniorespor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleEstudo de Acessibilidade e Interação Multitouch com utilizadores seniorespor
dc.identifier.tid201538989por
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1911-2788-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado
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