Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/35534
Título: Classificação de perfis de utilizador nos transportes públicos
Autor: Perdigão, Luís da Silva 
Orientador: Cardoso, Fernando Amílcar Bandeira
Palavras-chave: Análise de Dados Perfis de Utilizador Classificação de Características Pontos de Interesse Transportes Públicos
Data: 16-Set-2013
Título da revista, periódico, livro ou evento: Classificação de perfis de utilizador nos transportes públicos
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Os centros urbanos tendem cada vez mais a ser locais de concentração de poluição no nosso planeta, sendo um dos principais fatores a poluição automóvel e o desperdício energético que estes veículos tendem a causar devido à diminuta ocupação dos mesmos. Uma das soluções para este problema passa por atrair mais utentes aos transportes públicos. O objetivo desta dissertação é o de conseguir um sistema que pode ser aplicado na melhoria dos sistemas de transporte público, mais especificamente os autocarros. A ideia concreta é a de, através da análise de dados de bilhética e fontes externas de contextualização de locais geográficos, conseguir desenhar um sistema que permita a identificação dos utilizadores e uma caracterização e encaixe num perfil de tipicidade (estereótipo). O presente trabalho insere-se no âmbito do projeto para fornecimento de serviços de mobilidade centrados no utilizador: Tice.Mobilidade, em particular, o tema da dissertação insere-se no âmbito de um estágio de investigação no PPS 5 BUSCA – Bus Context Awareness, que pretende aumentar o nível de conforto e a perceção de ganho por parte do utilizador pelo facto de usar transportes públicos. A informação que nos é apresentada no dia-a-dia, através de painéis informativos ou publicitários nem sempre é a mais apelativa e chama a nossa atenção. Para tornar esta informação um fator de redução do tempo psicológico de viagem nos transportes públicos é necessário, em primeiro lugar, perceber quem viaja no veículo. Esta dissertação irá desenhar e implementar um modelo de classificação de perfis típicos de utilizador de transportes públicos baseado em algoritmos de Data Mining, clustering de dados e classificadores baseados em regras e contextualização geográfica através de pontos de interesse. Este é um passo fundamental para permitir que outras aplicações dedicadas possuam a informação suficiente para gerar conteúdos informativos adaptados a quem os irá receber. A principal contribuição deste trabalho consiste na construção de um gerador de estereótipos de utentes de transportes públicos com sistemas de bilhética, a partir da recolha de dados e classificação de perfis.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/35534
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

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