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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCardoso, Fernando Amílcar Bandeira-
dc.contributor.authorPerdigão, Luís da Silva-
dc.date.accessioned2017-01-13T10:37:03Z-
dc.date.available2017-01-13T10:37:03Z-
dc.date.issued2013-09-16por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/35534-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractOs centros urbanos tendem cada vez mais a ser locais de concentração de poluição no nosso planeta, sendo um dos principais fatores a poluição automóvel e o desperdício energético que estes veículos tendem a causar devido à diminuta ocupação dos mesmos. Uma das soluções para este problema passa por atrair mais utentes aos transportes públicos. O objetivo desta dissertação é o de conseguir um sistema que pode ser aplicado na melhoria dos sistemas de transporte público, mais especificamente os autocarros. A ideia concreta é a de, através da análise de dados de bilhética e fontes externas de contextualização de locais geográficos, conseguir desenhar um sistema que permita a identificação dos utilizadores e uma caracterização e encaixe num perfil de tipicidade (estereótipo). O presente trabalho insere-se no âmbito do projeto para fornecimento de serviços de mobilidade centrados no utilizador: Tice.Mobilidade, em particular, o tema da dissertação insere-se no âmbito de um estágio de investigação no PPS 5 BUSCA – Bus Context Awareness, que pretende aumentar o nível de conforto e a perceção de ganho por parte do utilizador pelo facto de usar transportes públicos. A informação que nos é apresentada no dia-a-dia, através de painéis informativos ou publicitários nem sempre é a mais apelativa e chama a nossa atenção. Para tornar esta informação um fator de redução do tempo psicológico de viagem nos transportes públicos é necessário, em primeiro lugar, perceber quem viaja no veículo. Esta dissertação irá desenhar e implementar um modelo de classificação de perfis típicos de utilizador de transportes públicos baseado em algoritmos de Data Mining, clustering de dados e classificadores baseados em regras e contextualização geográfica através de pontos de interesse. Este é um passo fundamental para permitir que outras aplicações dedicadas possuam a informação suficiente para gerar conteúdos informativos adaptados a quem os irá receber. A principal contribuição deste trabalho consiste na construção de um gerador de estereótipos de utentes de transportes públicos com sistemas de bilhética, a partir da recolha de dados e classificação de perfis.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAnálise de Dados Perfis de Utilizador Classificação de Características Pontos de Interesse Transportes Públicospor
dc.titleClassificação de perfis de utilizador nos transportes públicospor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleClassificação de perfis de utilizador nos transportes públicospor
dc.identifier.tid201539446por
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informática-
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6916-8811-
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado
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