Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/35512
Title: Projeto UC-Num: desenvolvimento de uma Data Warehouse para a Universidade de Coimbra - Estágio C
Authors: Lênduca, Carlos Mário Ferreira 
Orientador: Cabral, Bruno Miguel Brás
Keywords: Data Warehouse; Data mart; Dashboard; Cubo; Indicador; Académicos
Issue Date: 8-Sep-2015
Serial title, monograph or event: Projeto UC-Num: desenvolvimento de uma Data Warehouse para a Universidade de Coimbra - Estágio C
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A Universidade de Coimbra como muitas outras organizações, necessita de sistemas de suporte à decisão. Apesar de existir um sistema de suporte à decisão, os principais stakeholders continuam a ter dificuldades ao darem respostas às questões da área académica em tempo útil. Para isso, é necessário identificar o maior número de indicadores de desempenho no âmbito da área académica. Porque quanto melhor for a definição e especificidade dos mesmos, melhor é o sistema de suporte à decisão. É de salientar que este tipo de sistemas permite à Universidade acompanhar a evolução das atividades académicas, por exemplo, saber se a Universidade continua a atrair um grande leque de estudantes estrangeiros, qual a percentagem de estudantes captados de entre os 25% de melhores candidatos no concurso nacional de acesso, etc. Este tipo de informação permite aos responsáveis obter conhecimento do que acontece na Universidade e se estão a conseguir alcançar os objetivos definidos no plano estratégico e de ação. O objetivo deste estágio é desenvolver um sistema de suporte à decisão. Assim, passa por construído uma Data Mart e uma análise OLAP para a área académica da UC. Neste sentido, é desenvolvido o processo ETL, o modelo de dados e as análises OLAP. Nas análises OLAP são desenvolvidos dashboards à medida para apresentar a informação em gráficos e tabelas, que dão suporte às decisões dos dirigentes da UC no seu dia-a-dia.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/35512
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s)

218
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

230
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.