Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/35512
Título: Projeto UC-Num: desenvolvimento de uma Data Warehouse para a Universidade de Coimbra - Estágio C
Autor: Lênduca, Carlos Mário Ferreira 
Orientador: Cabral, Bruno Miguel Brás
Palavras-chave: Data Warehouse; Data mart; Dashboard; Cubo; Indicador; Académicos
Data: 8-Set-2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: Projeto UC-Num: desenvolvimento de uma Data Warehouse para a Universidade de Coimbra - Estágio C
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A Universidade de Coimbra como muitas outras organizações, necessita de sistemas de suporte à decisão. Apesar de existir um sistema de suporte à decisão, os principais stakeholders continuam a ter dificuldades ao darem respostas às questões da área académica em tempo útil. Para isso, é necessário identificar o maior número de indicadores de desempenho no âmbito da área académica. Porque quanto melhor for a definição e especificidade dos mesmos, melhor é o sistema de suporte à decisão. É de salientar que este tipo de sistemas permite à Universidade acompanhar a evolução das atividades académicas, por exemplo, saber se a Universidade continua a atrair um grande leque de estudantes estrangeiros, qual a percentagem de estudantes captados de entre os 25% de melhores candidatos no concurso nacional de acesso, etc. Este tipo de informação permite aos responsáveis obter conhecimento do que acontece na Universidade e se estão a conseguir alcançar os objetivos definidos no plano estratégico e de ação. O objetivo deste estágio é desenvolver um sistema de suporte à decisão. Assim, passa por construído uma Data Mart e uma análise OLAP para a área académica da UC. Neste sentido, é desenvolvido o processo ETL, o modelo de dados e as análises OLAP. Nas análises OLAP são desenvolvidos dashboards à medida para apresentar a informação em gráficos e tabelas, que dão suporte às decisões dos dirigentes da UC no seu dia-a-dia.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/35512
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

218
Visto em 23/abr/2024

Downloads

230
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.