Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/34480
Título: Desenvolvimento vocacional na infância: interesses e competências percebidas numa amostra de alunos do ensino básico
Autor: Mata, Patrícia Maria Venâncio Pires Coelho Martins 
Orientador: Paixão, Maria Paula Barbas Albuquerque
Palavras-chave: Desenvolvimento vocacional na infância; Interesses; Competências percebidas; Aspirações e expectativas profissionais
Data: 31-Jul-2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: Desenvolvimento vocacional na infância: interesses e competências percebidas numa amostra de alunos do ensino básico
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A maior parte dos teóricos desenvolvimentistas (Ginzberg et al., 1951, Roe, 1957, Super, 1957, 1963, 1984, 1990, 1996, Gottfredson, 1981, 2002) são unânimes em considerar o desenvolvimento vocacional como um processo ao longo da vida, com início na infância e continuando até à idade adulta. Contudo, as investigações sobre desenvolvimento vocacional têm focalizado a sua atenção quase exclusivamente no desenvolvimento e no comportamento para a carreira de adolescentes e adultos. O desenvolvimento vocacional na infância tem sido pouco estudado tanto a nível internacional, como nacional. Este estudo pretende constituir-se como mais um contributo para a compreensão de alguns processos envolvidos no desenvolvimento vocacional nomeadamente em crianças do ensino básico. Os nossos resultados permitiram confirmar as investigações realizadas por (Tracey & Ward, 1998, David, 2007). Seguindo a linha do estudo sobre os interesses e aspirações vocacionais em crianças e jovens portugueses feito por David, (2007), constituiu-se uma amostra de 117 alunos de 4 níveis do ensino básico: 3º, 4º, 5º e 6º ano de escolaridade, de ambos os sexos e de diferentes extractos socioeconómicos. Para avaliar os interesses e competências percebidas nas crianças utilizámos a versão Portuguesa do ICA-R (David, 2007). Elaborámos uma pequena ficha sóciobibliográfica tendo em vista recolher informação relevante para o estudo (e.g. frequência de creche/ J.I, actividades de tempos livres, actividades com os pais, conhecimento das profissões, aspirações e expectativas profissionais).
Most development theorists (Ginzberg et al., 1951, Roe, 1957, Super, 1957, 1963, 1984, 1990, 1996, Gottfredson, 1981, 2002) are unanimous in considering vocational development as a process throughout life, starting in childhood and going to adulthood. However, several researches on career development have focused their attention almost exclusively on the development and behaviour for adolescent and adult career. The vocational development in childhood has been little studied both internationally and nationally. This study is intended as a further contribution to the understanding of some processes involved in vocational development of children. Our results enabled the ratification research conducted by (Tracey & Ward, 1998, David, 2007). Along the lines of David´s study (2007), we constituted a sample of 117 elementary students (3rd, 4th, 5th, 6th grades), of both genders, and different socio-economic status. To evaluate the interests and perceived competence of children, we used a Portuguese version ICA-R (David, 2007). Also produced a questionnaire in order to obtain socio-demographic data (e.g. nursery/kindergarten frequency, leisure activities, parental activities, vocational aspirations and expectations).
Descrição: Dissertação de Mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/34480
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

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