Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/33187
Title: O setor dos táxis em crise : o choque das aplicações de partilha
Authors: Gonçalves, Ricardo Filipe Santos 
Orientador: Murta, Daniel Filipe Videira
Keywords: Economia da partilha; Táxis; Uber; Concorrência; Estrutura regulatória
Issue Date: 9-Sep-2016
Publisher: FEUC
Serial title, monograph or event: O setor dos táxis em crise : o choque das aplicações de partilha
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: trabalho procura aferir qual o impacto das aplicações de partilha, nomeadamente a Uber, sobre o setor dos táxis. Estas aplicações - cada vez mais em voga à medida que as relações sociais se transformam, com o aumento da importância das novas tecnologias na vida em sociedade - provocam desafios suscetíveis de induzir alterações que afastam os diferentes mercados de um sistema competitivo justo. Após uma caracterização dos dois modelos de negócio concorrentes, recorreu-se a uma base de dados para verificar eventuais tendências e correlações nos preços e características dos dois modelos, através de um trabalho fundamentalmente de análise estatística, mas também com uma vertente econométrica, onde se verifica que os preços praticados pela Uber são na generalidade, e para todos os componentes, inferiores aos dos Táxis, existindo para ambos os casos uma relação negativa com a população de cada cidade e uma relação positiva com o nível de vida. Para analisar o mercado de trabalho, recorreu-se a dados primeiramente analisados por Hall & Krueger, que permitem constatar diferenças, a nível demográfico, entre a força de trabalho dos dois modelos de negócio. É, ainda, abordada a questão regulatória, que serve de ponto de partida para a análise da concorrência entre os táxis e os novos concorrentes. Começando por uma análise das diversas soluções regulatórias existentes neste setor, e abordando alguns exemplos práticos, segue-se uma descrição da concorrência entre os dois modelos de negócio, num quadro em que o setor dos táxis já registava alguma quebra na sua atividade antes da chegada da Uber, recorrendo também a exemplos de reações das entidades reguladoras para sanar este conflito, e refletindo sobre eventuais soluções para aspetos ainda não resolvidos.
Description: Dissertação de mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Daniel Filipe Videira Murta.
URI: https://hdl.handle.net/10316/33187
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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