Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/33187
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dc.contributor.advisorMurta, Daniel Filipe Videira-
dc.contributor.authorGonçalves, Ricardo Filipe Santos-
dc.date.accessioned2016-11-30T16:03:43Z-
dc.date.available2016-11-30T16:03:43Z-
dc.date.issued2016-09-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/33187-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Daniel Filipe Videira Murta.por
dc.description.abstracttrabalho procura aferir qual o impacto das aplicações de partilha, nomeadamente a Uber, sobre o setor dos táxis. Estas aplicações - cada vez mais em voga à medida que as relações sociais se transformam, com o aumento da importância das novas tecnologias na vida em sociedade - provocam desafios suscetíveis de induzir alterações que afastam os diferentes mercados de um sistema competitivo justo. Após uma caracterização dos dois modelos de negócio concorrentes, recorreu-se a uma base de dados para verificar eventuais tendências e correlações nos preços e características dos dois modelos, através de um trabalho fundamentalmente de análise estatística, mas também com uma vertente econométrica, onde se verifica que os preços praticados pela Uber são na generalidade, e para todos os componentes, inferiores aos dos Táxis, existindo para ambos os casos uma relação negativa com a população de cada cidade e uma relação positiva com o nível de vida. Para analisar o mercado de trabalho, recorreu-se a dados primeiramente analisados por Hall & Krueger, que permitem constatar diferenças, a nível demográfico, entre a força de trabalho dos dois modelos de negócio. É, ainda, abordada a questão regulatória, que serve de ponto de partida para a análise da concorrência entre os táxis e os novos concorrentes. Começando por uma análise das diversas soluções regulatórias existentes neste setor, e abordando alguns exemplos práticos, segue-se uma descrição da concorrência entre os dois modelos de negócio, num quadro em que o setor dos táxis já registava alguma quebra na sua atividade antes da chegada da Uber, recorrendo também a exemplos de reações das entidades reguladoras para sanar este conflito, e refletindo sobre eventuais soluções para aspetos ainda não resolvidos.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEconomia da partilhapor
dc.subjectTáxispor
dc.subjectUberpor
dc.subjectConcorrênciapor
dc.subjectEstrutura regulatóriapor
dc.titleO setor dos táxis em crise : o choque das aplicações de partilhapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleO setor dos táxis em crise : o choque das aplicações de partilhapor
dc.peerreviewedyespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociaispor
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado em Economia (Economia Industrial)-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.deptFaculty of Economics-
crisitem.advisor.researchunitGroup for Monetary and Financial Studies-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-0302-0547-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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