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https://hdl.handle.net/10316/33187
Título: | O setor dos táxis em crise : o choque das aplicações de partilha | Autor: | Gonçalves, Ricardo Filipe Santos | Orientador: | Murta, Daniel Filipe Videira | Palavras-chave: | Economia da partilha; Táxis; Uber; Concorrência; Estrutura regulatória | Data: | 9-Set-2016 | Editora: | FEUC | Título da revista, periódico, livro ou evento: | O setor dos táxis em crise : o choque das aplicações de partilha | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | trabalho procura aferir qual o impacto das aplicações de partilha, nomeadamente a Uber, sobre o setor dos táxis. Estas aplicações - cada vez mais em voga à medida que as relações sociais se transformam, com o aumento da importância das novas tecnologias na vida em sociedade - provocam desafios suscetíveis de induzir alterações que afastam os diferentes mercados de um sistema competitivo justo. Após uma caracterização dos dois modelos de negócio concorrentes, recorreu-se a uma base de dados para verificar eventuais tendências e correlações nos preços e características dos dois modelos, através de um trabalho fundamentalmente de análise estatística, mas também com uma vertente econométrica, onde se verifica que os preços praticados pela Uber são na generalidade, e para todos os componentes, inferiores aos dos Táxis, existindo para ambos os casos uma relação negativa com a população de cada cidade e uma relação positiva com o nível de vida. Para analisar o mercado de trabalho, recorreu-se a dados primeiramente analisados por Hall & Krueger, que permitem constatar diferenças, a nível demográfico, entre a força de trabalho dos dois modelos de negócio. É, ainda, abordada a questão regulatória, que serve de ponto de partida para a análise da concorrência entre os táxis e os novos concorrentes. Começando por uma análise das diversas soluções regulatórias existentes neste setor, e abordando alguns exemplos práticos, segue-se uma descrição da concorrência entre os dois modelos de negócio, num quadro em que o setor dos táxis já registava alguma quebra na sua atividade antes da chegada da Uber, recorrendo também a exemplos de reações das entidades reguladoras para sanar este conflito, e refletindo sobre eventuais soluções para aspetos ainda não resolvidos. | Descrição: | Dissertação de mestrado em Economia (Economia Industrial), apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Daniel Filipe Videira Murta. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/33187 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FEUC- Teses de Mestrado |
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