Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/32881
Título: Comportamento do consumidor : determinantes no consumo de alimentos biológicos
Autor: Fonseca, Nádia Mariana Rodrigues 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Palavras-chave: Alimentos orgânicos e biológicos;; Consumidores portugueses e brasileiros; Comportamento do consumidor; Atividade física; Intenção de compra; Eficácia percebida
Data: 30-Set-2016
Editora: FEUC
Título da revista, periódico, livro ou evento: Comportamento do consumidor : determinantes no consumo de alimentos biológicos
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O consumo de alimentos biológicos tem aumentado ao longo dos anos, de modo que a compreensão do comportamento e do perfil do consumidor de alimentos orgânicos é importante, especialmente para o setor da indústria alimentar. O objetivo deste estudo é identificar e caraterizar alguns aspetos do comportamento e do perfil do consumidor de alimentos Biológicos de Portugueses e Brasileiros. Especificamente, estudando as suas caraterísticas demográficas, a os hábitos e tipos de alimentos biológicos que consome com mais frequência, a intenção para a compra deste tipo de alimento, a perceção do consumo biológico e o efeito deste consumo nos seus níveis de afeto. Neste trabalho, apresentaremos uma revisão da literatura sobre o tema referido e um estudo empírico que recorreu a um protocolo de investigação composto por seis questionários que permitem recolher informação sobre os aspetos acima referidos. Participaram no estudo 197 sujeitos, contactados através da internet. O tratamento e análise dos dados recorreu ao software SPSS e envolveu testes como a análise fatorial, testes de correlação, o teste de regressão linear, de onde foi possível retirar algumas conclusões sobre o perfil do consumidor Português. Ao nível empresarial e de gestão, o contributo deste estudo permite relançar as bases para um repensar de toda a estratégia de marketing, ao passar a incluir no planeamento não só o impacto económico-financeiro das decisões, mas também a componente ecológica. Esta investigação ajuda a rever a possibilidade de estarmos a enquadrar uma nova era em que existe uma maior sintonia e influência entre aquilo com que o consumidor se alimenta e o seu bem-estar efetivo na sociedade.
Descrição: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32881
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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