Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32881
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dc.contributor.advisorCoelho, Arnaldo Fernandes de Matos-
dc.contributor.authorFonseca, Nádia Mariana Rodrigues-
dc.date.accessioned2016-11-15T12:26:11Z-
dc.date.available2016-11-15T12:26:11Z-
dc.date.issued2016-09-30-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/32881-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Coelho.por
dc.description.abstractO consumo de alimentos biológicos tem aumentado ao longo dos anos, de modo que a compreensão do comportamento e do perfil do consumidor de alimentos orgânicos é importante, especialmente para o setor da indústria alimentar. O objetivo deste estudo é identificar e caraterizar alguns aspetos do comportamento e do perfil do consumidor de alimentos Biológicos de Portugueses e Brasileiros. Especificamente, estudando as suas caraterísticas demográficas, a os hábitos e tipos de alimentos biológicos que consome com mais frequência, a intenção para a compra deste tipo de alimento, a perceção do consumo biológico e o efeito deste consumo nos seus níveis de afeto. Neste trabalho, apresentaremos uma revisão da literatura sobre o tema referido e um estudo empírico que recorreu a um protocolo de investigação composto por seis questionários que permitem recolher informação sobre os aspetos acima referidos. Participaram no estudo 197 sujeitos, contactados através da internet. O tratamento e análise dos dados recorreu ao software SPSS e envolveu testes como a análise fatorial, testes de correlação, o teste de regressão linear, de onde foi possível retirar algumas conclusões sobre o perfil do consumidor Português. Ao nível empresarial e de gestão, o contributo deste estudo permite relançar as bases para um repensar de toda a estratégia de marketing, ao passar a incluir no planeamento não só o impacto económico-financeiro das decisões, mas também a componente ecológica. Esta investigação ajuda a rever a possibilidade de estarmos a enquadrar uma nova era em que existe uma maior sintonia e influência entre aquilo com que o consumidor se alimenta e o seu bem-estar efetivo na sociedade.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAlimentos orgânicos e biológicos;por
dc.subjectConsumidores portugueses e brasileirospor
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectAtividade físicapor
dc.subjectIntenção de comprapor
dc.subjectEficácia percebidapor
dc.titleComportamento do consumidor : determinantes no consumo de alimentos biológicospor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleComportamento do consumidor : determinantes no consumo de alimentos biológicospor
dc.peerreviewedyespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociaispor
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4345-1349-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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