Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/32621
Título: A apropriação da imagem fotográfica no discurso jornalístico: o real e sua representação
Autor: Rezende, Bruno Lisita 
Orientador: Camponez, Carlos
Palavras-chave: Público; Jornal; Audiovisual; Fotojornalismo; Fotografia
Data: Out-2016
Citação: REZENDE, Bruno Liseta - A apropriação da imagem fotográfica no discurso jornalístico: o real e sua representação. Coimbra : [s.n.], 2016. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na www em :<http://hdl.handle.net/10316/32621>.
Resumo: Na pretensão de compreender o carácter ambíguo da imagem fotográfica e de desmistificar o paradoxo que a acompanha, A apropriação da imagem fotográfica no discurso jornalístico: o real e sua representação pretende refletir sobre o que tem sido a fotografia, especialmente nos últimos 10 anos de jornalismo, em razão do maior desenvolvimento dos efeitos do desenvolvimento das novas tecnologias nos media. Partimos das seguintes perguntas: A imagem no fotojornalismo conseguirá ser um registro exacto do visível ou a imagem jornalística é sempre uma representação da verdade, onde se impõe o ponto de vista do fotógrafo? QuaIs os critérios utilizados pelo jornal Público na publicação de uma foto? Tem em conta a ideologia do jornal, a questão econômica da venda diária, ou ambas? Traçar a distinção entre fotorreportagem e a fotografia documental, torna-se objetivo importante para compreensão do fotojornalismo. Essa distinção contribui para uma reflexão mais aprofundada durante o relatório, tomando em consideração que o estágio curricular foi desenvolvido em um meio de comunicação de massa, a saber, o diário Público, nas suas versões impressa e web. Alcançar que percepções têm os fotojornalistas das imagens que produzem sob a óptica dos seus editores que as publicam; entender o valor-notícia e verificar se mantêm o discurso da mimese ou se reconhecem a sua intervenção no resultado final da imagem, são objetivos desse estudo. Ademais, o propósito é entender como os editores de imagem têm tratado a fotografia, assim como que espaço lhe é concedido no quotidiano das notícias. Nas páginas consecutivas, será exposto o tema de pesquisa, descrevendo os motivos que o tornam relevante e pertinente, a sua contextualização, as hipóteses, os objectivos da investigação, o universo de estudo, com um estudo de caso, especificamente, o jornal Público, a construção do modelo de análise e as metodologias a utilizar, bem como os respectivos métodos de análise.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação, apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/32621
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

494
Visto em 23/abr/2024

Downloads 10

2.847
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.