Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32621
Title: A apropriação da imagem fotográfica no discurso jornalístico: o real e sua representação
Authors: Rezende, Bruno Lisita 
Orientador: Camponez, Carlos
Keywords: Público; Jornal; Audiovisual; Fotojornalismo; Fotografia
Issue Date: Oct-2016
Citation: REZENDE, Bruno Liseta - A apropriação da imagem fotográfica no discurso jornalístico: o real e sua representação. Coimbra : [s.n.], 2016. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na www em :<http://hdl.handle.net/10316/32621>.
Abstract: Na pretensão de compreender o carácter ambíguo da imagem fotográfica e de desmistificar o paradoxo que a acompanha, A apropriação da imagem fotográfica no discurso jornalístico: o real e sua representação pretende refletir sobre o que tem sido a fotografia, especialmente nos últimos 10 anos de jornalismo, em razão do maior desenvolvimento dos efeitos do desenvolvimento das novas tecnologias nos media. Partimos das seguintes perguntas: A imagem no fotojornalismo conseguirá ser um registro exacto do visível ou a imagem jornalística é sempre uma representação da verdade, onde se impõe o ponto de vista do fotógrafo? QuaIs os critérios utilizados pelo jornal Público na publicação de uma foto? Tem em conta a ideologia do jornal, a questão econômica da venda diária, ou ambas? Traçar a distinção entre fotorreportagem e a fotografia documental, torna-se objetivo importante para compreensão do fotojornalismo. Essa distinção contribui para uma reflexão mais aprofundada durante o relatório, tomando em consideração que o estágio curricular foi desenvolvido em um meio de comunicação de massa, a saber, o diário Público, nas suas versões impressa e web. Alcançar que percepções têm os fotojornalistas das imagens que produzem sob a óptica dos seus editores que as publicam; entender o valor-notícia e verificar se mantêm o discurso da mimese ou se reconhecem a sua intervenção no resultado final da imagem, são objetivos desse estudo. Ademais, o propósito é entender como os editores de imagem têm tratado a fotografia, assim como que espaço lhe é concedido no quotidiano das notícias. Nas páginas consecutivas, será exposto o tema de pesquisa, descrevendo os motivos que o tornam relevante e pertinente, a sua contextualização, as hipóteses, os objectivos da investigação, o universo de estudo, com um estudo de caso, especificamente, o jornal Público, a construção do modelo de análise e as metodologias a utilizar, bem como os respectivos métodos de análise.
Description: Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação, apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/32621
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s) 50

494
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 10

2,847
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.